2.09.2011

Sexo não é principal causa de infidelidade masculina



As chances de acontecer no seu casamento não são pequenas. Segundo as estatísticas, 50% dos homens já tiveram um caso. Nos Estados Unidos, os números apontam que 1 em cada 3 casais é afetado pelas escapulidas masculinas. Mas, eis a pergunta que não quer calar: "por quê?". Para descobrir o que se passa na mente dos maridos infiéis, M. Gary Neuman, terapeuta de casais há mais de 20 anos, resolveu fazer essa pergunta diretamente a eles e revelar ao mundo o que eles não confessariam a nenhuma mulher.
A resposta para os mistérios de comportamento que já derrubou e abalou muitos casamentos desde que o mundo é mundo está em "A verdade sobre a traição masculina" (BestSeller). Para escrever o livro, Neuman entrevistou pessoalmente e enviou questionários a um grupo variado de cem maridos em 48 Estados norte-americanos. "Esses homens falaram comigo com honestidade, por eu também ser homem ou porque nunca mais me veriam", conta.
Uma primeira revelação deixou surpreso também o terapeuta e mostra uma luz no fim do túnel para muitas mulheres. Sexo não é a primeira e grande razão da infidelidade masculina. Dentre as respostas dos pesquisados, o motivo mais comum é insatisfação emocional. Ou seja, eles vão buscar fora de casa apreciação positiva, reconhecimento, gestos carinhosos e afeto. Parece até discurso de mulher, mas não é. Segundo Neuman, as mulheres confundem a bravata dos maridos com segurança e ego, mas não é bem assim na realidade.

"Homens precisam ouvir o quanto são maravilhosos e ser apreciados pelos acertos", diz o terapeuta. Portanto, contra-ataque a carência verbalizando ou mostrando seu apreço com gesto atencioso pelo menos 3 vezes na semana, aconselha. Há várias maneiras de fazer isso, como comprar os CDs favoritos deles, fazer aquela sobremesa especial, elogiá-lo ou ter qualquer outro gesto de atenção ou ainda diga que ele é atraente e sensual. Lembre-se, é um erro pensar que se o elogiar, ele não precisará mais se esforçar. No amor, as coisas não funcionam assim.
Cuidado com os amigos do seu marido que traem suas mulheres. "Ter amigos íntimos infiéis cria uma atmosfera que torna a traição parte de sua vida diária", diz Neuman. Para afastar essas más influências, esteja seja presente nos encontros entre amigos, convide-os para sua casa, "esforce-se para ficar perto deles". E, embora a questão principal não seja sexo, bom também repensar que, para eles, esse é um gesto amoroso e faz parte de estar emocionalmente presente. A ideia é ver o sexo de uma nova forma: "como demonstração de felicidade e amor".
Mas, antes de sair comprando lingerie nova, faça o dever de casa e aprenda a entender como funciona a mente do macho alfa que você tem em casa. Neuman sugere exercícios que ajudarão as mulheres a perceber sinais de alerta e melhorar o relacionamento emocional com o parceiro, antes que seja tarde. "Se sente que seu marido trai e nega, aja", diz. E rápido. Além disso, não perca tempo procurando culpados, mude de atitude, ache as boas saídas e reverta a situação.

Nenhum comentário: