5.03.2011

Alfabeto emocional

A medicina em geral, e a psiquiatria  orientam  seus pacientes a grande importância do bom humor, aos bons sentimentos e da afetividade sadia na qualidade de vida e na saúde global.

Quem não se lembra do filme “Patch  Adams”  O Amor É Contagioso, com  Robin Williams e Phillip Seymour Hoffman no elenco. Recebeu uma indicação ao Oscar. Relembro a história:
Após uma tentativa de suicídio e voluntariamente se internar em um sanatório, percebe que deseja ser médico, para auxiliar as pessoas, ao sair da instituição entra na faculdade de medicina Após se formar faz grandes alterações em seu atendimento, aos enfermos hospitalizados, incluindo entre os medicamentos - amor,  carinho, alegria, Sua conduta desperta desconfianças e ciúmes entre os colegas,  mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que tenta conduzir uma motivação para expulsá-lo.

Biografia de Patch  Adams -  Médico americano, famoso no tratamento a enfermos, afirma que "a amizade é o melhor remédio". Sobre as indústrias de medicamentos,  “só visam os lucros bilionários”. Sua filosofia de vida é o amor, não apenas no âmbito hospitalar, mas em nossas relações sociais como um todo, independente de lugar. Tem por opinião que o objetivo do médico não é curar e sim cuidar. Cuidar com muito amor, tocando nos doentes, olhando em seus olhos, sorrindo...
Atualmente Patch e sua trupe de palhaços viajam pelo mundo para áreas críticas em situação de guerra, pobreza e epidemia, espalhando alegria, o que é uma excelente forma de prevenir e tratar muitas doenças. Além de médico, humorista, humanista e intelectual, Patch é também um ativista em busca da paz mundial. Segundo ele, seu intuito não é apenas mudar, através do humor, a forma como a medicina é praticada hoje. Fundador do Instituto Gesundheit, nos Estados Unidos, hospital filantrópico onde se pratica medicina gratuita com alegria e compaixão, Adams se considera um ativista político. “Pesquisa – Google”.
. Formado pela Virginia Medical University, também fundou o Instituto Gesundheit em 1972.

Alfabeto emocional
O Dr. Juan Hitzig estudou as características  de alguns longevos suadáveis e concluiu que além  das características biológicas, o denominador comum entre todos eles está em suas condutas e atitudes.
“Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá  impacto nos trilhões de células que formam um organismo – explica -.
As condutas “S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso, promovem secreção de Serotonina, …enquanto que as condutas “R”: ressentimento, raiva,
rancor, repressão, resistências, facilitam a secreção de CoRtisol, um hormônio coRRosivo para as células,  que acelera o envelhecimento.
As condutas “S” geram atitudes “A”:    ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação.
As condutas “R” pelo contrário geram atitudes “D”: depressão, desânimo, desespero, desolação.
Aprendendo este alfabeto emocional lograremos viver mais tempo e melhor, porque o “sangue ruim” (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento.
"O bom humor, pelo contrário, é a chave para a longevidade saudável.”

Nenhum comentário: