5.03.2011

CICLOFAIXAS: AJUDE A DESAFOGAR O TRÂNSITO E PERCA CALORIAS!


Ciclofaixas: ajude a desafogar o trânsito e perca calorias!
Uma alternativa saudável para fugir dos congestionamentos das grandes cidades.

Nas grandes cidades brasileiras, os constantes engarrafamentos na hora do rush, fazem com que os trabalhadores se estressem antes mesmo de começar a trabalhar! Isso tem feito com que muita gente procure alternativas aos automóveis, e a bicicleta tem merecido uma atenção especial, pois além de escapar dos engarrafamentos, os ciclistas ainda fazem um exercício físico.
Algumas cidades brasileiras estão levando a adoção das bicicletas como meio de transporte a sério, e já estão testando as ciclofaixas, faixas exclusivos para ciclistas. Para a ciclofaixa, é pintada uma faixa no asfalto das ruas, determinando uma pista para uso exclusivo dos ciclistas, o que garante a segurança e a facilidade de locomoção. A diferença da ciclofaixa para a ciclovia é que a primeira disponibiliza um pedaço de uma via já existente, e que é utilizada por automóveis, para o uso dos ciclistas, enquanto a segunda consiste em uma via exclusiva para as bicicletas.
Além de reduzir o número de veículos nas ruas, os adeptos das bicicletas adquirem o hábito saudável da prática esportiva diária e eliminam o problema da falta de tempo para frequentar as academias. Para a personal trainer Darlene Figueiredo de Castro, a iniciativa é fantástica, já que promove ao ciclista bem estar e perda de peso:
“Pedalar é uma atividade vascular excelente. Do ponto de vista do trabalho corporal é mais seguro do que corrida, por exemplo, pois não tem impacto nas articulações. E para quem quer perder calorias, andar de bicicleta é uma ótima opção, se o esforço for feito sem interrupção”, conclui.
Utilizando a bicicleta durante trinta ou quarenta minutos por dia uma pessoa pode perder de 300 a 400 calorias. Se o trajeto incluir ladeira, o ciclista pode potencializar a perda e emagrecer ainda mais durante suas idas e vindas do trabalho.

OS BENEFÍCIOS DE ANDAR DE BICICLETA E CAMINHAR

Os benefícios de andar de bicicleta e caminhar
Trocar o carro pelos exercícios é uma opção muito vantajosa!

Todo mundo sabe que a prática de exercícios traz uma série de benefícios para o corpo, estimulando o funcionamento dos músculos e órgãos. Por isso, que tal dar o pontapé inicial para uma vida mais saudável? Você pode começar com hábitos fáceis como caminhar ou andar de bicicleta. O desempenho dessas atividades, além de divertir, também nos traz uma série de vantagens como o emagrecimento, por exemplo. Conheça algumas delas.

Andar de bicicleta faz bem
Quando você anda de bicicleta, a força que exerce sobre os pedais desenvolve a musculatura das pernas e você também adquire um físico mais vigoroso. O uso desse tipo de veiculo facilita a locomoção e colabora para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera, além de beneficiar seu sistema respiratório. Mas não se esqueça: Para não correr riscos na hora de andar de bicicleta, consulte um médico, faça alguns exames para conhecer o seu condicionamento e resistência e mantenha-se sempre hidratado. Cultive o hábito de consumir água e reponha assim suas energias.


Caminhar é ótimo para o coração...
Você não pode imaginar o que este exercício aeróbico pode trazer de bom para a sua saúde! Caminhar não é simplesmente uma atividade leve, para pessoas não-atléticas. Este hábito é bom para tudo e seus benefícios para a saúde são particularmente significativos nas mulheres. Um estudo recente descobriu que andar rapidamente por 30 minutos todos os dias reduz suas chances de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e derrame. Estima-se que centenas de milhões de mulheres pelo mundo sofram desses males. Vai dizer que você não tem tempo para uma caminhada diária de meia hora?

...diminui os riscos de câncer de mama...
Andar, mesmo por poucas horas na semana reduz significativamente o risco de câncer de mama, de acordo com um estudo. A idéia é que andar ajuda a reduzir os níveis de gordura corporal, uma fonte de estrogênio. Das 74 mil mulheres pesquisadas, aquelas que tinham um peso considerado normal tiveram 30% menos riscos de contrair a doença. As que estavam acima do peso reduziram entre 10 e 20% as chances.

...ajuda a ter uma boa noite de sono...
Uma caminhada rápida à tarde irá colaborar para uma melhor noite de sono. Andar pode aumentar os níveis de serotonina, o hormônio da felicidade, que relaxa seu corpo. O aumento na temperatura corporal que a caminhada gera pode sinalizar o seu cérebro para baixar a temperatura em seguida, o que promove o sono. Apenas evite andar duas horas antes de ir para a cama. É muito tarde para resfriar o corpo.

...faz você se sentir mais feliz...
Andar pode aliviar a depressão, ansiedade e estresse. Uma caminhada de 30 minutos pode fazer você sentir-se melhor quando está triste. Amplie este tempo para 90 minutos, cinco dias na semana, e você sentirá uma grande melhora. A explicação: Andar ajuda o corpo a produzir endorfinas, elementos químicos que melhoram o humor.

...mantém a magreza
30 minutos de caminhada por dia pode prevenir ganho de peso em pessoas sedentárias. Pesquisadores também descobriram que as mulheres que andem por uma hora, cinco dias por semana e consumiam 1.500 calorias por dia perderam 11 quilos e mantiveram o novo peso ao longo de um ano. Imagina ficar livre desses quilinhos? Não tem preço!

O que interessa é que, independentemente da idade, se você caminha ou anda de bicicleta, tem boas chances de ajudar a manter a sua mente ativa, especialmente se você praticar essas atividades com seus amigos; a conversa é um excelente estimulante cerebral. Apenas 30 minutos de passos ou pedaladas, três vezes por semana, faz maravilhas, pode acreditar!
Sua Dieta

Nenhum comentário: