5.04.2011

VINHO TINTO EMAGRECE


Vinho tinto emagrece
Pesquisa comprova que beber de 1 a 2 taças por dia pode diminuir em     30 % a chance de acumular gordura.

Uma boa notícia que combina com a chegada das temperaturas mais amenas no país! Pesquisadores da Universidade da Flórida comprovaram que bebendo uma ou duas taças de vinho tinto por dia, as mulheres tem 30% menos chance de acumular aqueles quilinhos a mais.
Durante 13 anos, os hábitos alimentares de voluntárias foram acompanhados e as pesquisas concluíram que as mulheres que incluíram o vinho tinto no seu dia a dia mantiveram melhor a boa forma, em comparação com as que não ingeriram a bebida.
Esta boa nova diz respeito ao público feminino, porque as mulheres têm uma quantidade maior das enzimas capazes de digerir o álcool. O que acontece é que o corpo delas precisa produzir as substâncias em grande quantidade para metabolizar o vinho, e isso gera queima de energia, auxiliando na perda de peso!
Além disso, o vinho tinto é um antioxidante poderoso e também atua na prevenção de doenças cardiovasculares, na diminuição do colesterol e na capacidade de retardar o envelhecimento celular e orgânico. Então, fique linda e esbelta tomando vinho! Só não exagere na dose, pois o valor calórico de uma taça deste tipo de bebida é de 100 kcal, em média.
O vinho é uma bebida feita exclusivamente da uva que existe há cerca de cinco mil anos. Na fruta que dá origem a bebida, há tudo o que é necessário para a fermentação alcoólica: água, açúcar e fermento. Mas, e na hora de combinar esta bebida tão apreciada com a comida? No cardápio do fim de ano, as receitas feitas à base de peixe não podem faltar e quase sempre o escolhido é o bacalhau. Como fazer a combinação certa? Preste atenção nestas dicas que vão facilitar a tarefa.
De acordo com os especialistas em vinhos, de uma maneira geral, o mais aconselhável para acompanhar carnes brancas, como as do peixe, são os vinhos do tipo branco. Mas, no caso do bacalhau, a coisa muda de figura. Como ele é típico de uma região fria e tem o sabor diferenciado por causa do excesso de sal, um vinho tinto leve ou um rosé são preferenciais.
Na verdade, o que vai definir qual tipo de vinho harmoniza melhor é exatamente o preparo do prato. Se o bacalhau for assado ou grelhado no forno, as melhores opções continuam sendo os vinhos tintos leves ou rosés. Agora, se o prato em questão for aquela bacalhoada com bastante molho, azeitona e legumes, o vinho branco e até alguns tipos de espumantes irão agradar mais.
No caso da sobremesa que leva chocolate é preciso um pouco mais de atenção. O sabor marcante do chocolate, alimento rico em gordura, não é fácil de ser combinado com o vinho. Neste caso, segundo os especialistas, é preciso escolher um tipo bem específico da bebida. Aqueles que são mais densos e doces, como os licorosos, são sempre os mais indicados.
Para os chocolates amargos ou meio amargos, o ideal seria um envelhecido vinho do Porto. Já para o chocolate ao leite, não existe muita restrição. Como eles são um pouco mais leves que os amargos, combinam bem com qualquer dos tipos licorosos. Quando a sobremesa misturar chocolate com frutas, a harmonia fica perfeita com os vinhos tintos feitos com uvas-passas, também conhecidos por serem da família Valpolicella. Mas, se a escolha for uma sobremesa à base de chocolate branco... A única combinação que pode dar certo é com o vinho do Porto branco.
Dica importante: É sempre bom servir o vinho branco gelado. Já para o tinto, a temperatura ideal é de, no máximo, 18ºC.

 Estudo mostra que Vinho emagrece
Pesquisa inédita de Harvard mostra que consumo de vinho pode combater efeitos relacionados à obesidade.

Que o vinho é bebida dos deuses não é novidade para ninguém. Entre pagãos ou cristãos, ele sempre teve lugar de honra nos banquetes, e uma série de descobertas científicas vêm indicando que o consumo da bebida pode trazer longevidade para os mortais. “Desde os primórdios da civilização, o vinho ocupa um destaque tanto social quanto científico”, afirma o cardiologista e enófilo Paulo Vianna.

A mais recente descoberta da Escola de Medicina de Harvard e do Instituto Americano de Envelhecimento mostra que a bebida também pode combater efeitos maléficos relacionados à obesidade. Embora cauteloso em relação ao efeitos em seres humanos, o cientista David Sinclair – que comanda uma equipe de pesquisadores da instituição –, em entrevista ao Bem Viver, falou dos resultados positivos da ingestão da bebida por cobaias. O próximo passo deverá ser a observação em seres humanos. “Se comprovados, esses benefícios serão um achado espetacular”, afirma Paulo Vianna, que alerta que diabéticos não podem ingerir a bebida alcoólica antes de se alimentarem.

A equipe de cientistas de Harvard demonstrou que a substância previne os efeitos maléficos em ratos cuja dieta é rica em calorias. Indicadores fisiológicos – como o nível de sensibilidade à insulina – ficaram semelhantes ao grupo com uma dieta menos calórica. Um dos principais responsáveis é o resveratrol, substância que pode ser encontrada na casca da semente de uvas e no vinho tinto. “O resveratrol e moléculas com propriedades similares podem ser valiosas ferramentas na pesquisa de reguladores no balanço de energia, saúde e longevidade”, comenta o pesquisador, que teve o trabalho publicado na revista científica Nature. Os estudos estão em andamento e David Sinclair lembra que para chegar a esses resultados as cobaias ingeriram doses superconcentradas. “O estudo mostra que uma pequena molécula disponível oralmente em doses ministradas em humanos pode seguramente reduzir muitas das conseqüências negativas do consumo de calorias em excesso, com melhoria considerável na saúde”, conclui.

O Paradoxo Francês, um dos primeiros estudos que apontam os benefícios do vinho, foi feito pelo professor da Universidade de Bordeaux Serger Renaud, na década de 1960. Foi observado que franceses, embora tivessem uma dieta rica em queijos, gorduras e foie gras (patê de fígado de ganso), não apresentavam problemas cardíacos em função do consumo freqüente de vinhos. Isso porque, na composição da bebida, encontram-se, além de água, álcool e ácidos orgânicos provenientes da fermentação do suco de uvas. Também é um alimento composto por açúcares (glicose e frutose), vitaminas A, B e C, além de sais minerais.

Com base nessa rica composição, muitos especialistas indicam o consumo moderado da bebida – cerca de duas taças por dia – para prevenção de problemas cardíacos. Em um estudo cujos resultados foram divulgados em 2003, David Sinclair e equipe pesquisam os efeitos positivos do resveratrol no processo de retardamento do envelhecimento das células, redução dos riscos de câncer, de problemas no coração e outras doenças relacionadas à idade. Pode agir também em proteínas, entre elas a chamada p53, que interferem no processo natural de morte das células – descoberta importante para tratamentos de combate aos focos cancerígenos, de acordo com informações do pesquisador.

Saiba mais

Dose diária

• Homens – 2/3 da garrafa ou cerca de 500 ml

• Mulheres – 1/3 da garrafa ou cerca de 250 ml

As uvas

• As tintas têm uma maior quantidade de flavonóides do que as brancas

• As melhores uvas tintas são: tannat, cabernet sauvignon, nebbiolo, sangiovese

Resveratrol

• Age como um antioxidante.

É produzido pelas plantas como uma espécie de antibiótico natural.

É encontrado em películas junto à casca dos grãos.

Terroir

• Conjunto de situações relacionadas ao cultivo das uvas, como qualidade do solo, regime de chuvas, vento e sol.

São esses elementos naturais que dão condições para que as uvas possam florescer e amadurecer adequadamente. Cada região do mundo tem um terroir diferente.

Benefícios do vinho

• Previne o câncer, principalmente o de próstata e de mama

• Combate o colesterol ruim e produz o colesterol bom

• Indiretamente combate doenças degenerativas, como osteoporose e Alzheimer Problemas relacionados à obesidade

• Uma equipe de cientistas da Harvard Medical School já comprovou a redução dos níveis de diabetes em ratos.

Os resultados precisam ser observados em humanos. Ainda não se sabe como seria a ingestão, se em cápsulas ou somente com bebida.

Cuidados

• Quando ingerido em demasia, pode levar ao alcoolismo.

• Não pode ser ingerido por diabéticos sem se alimentarem.

Curiosidades

• Desde a Grécia antiga, o vinho é usado no tratamento de doenças.
• Na Bíblia, a bebida é a imagem figurada da presença de Jesus.

• As primeiras videiras são da região do Irã, no Oriente Médio. Depois, foram levadas para a Grécia, Itália e depois se espalharam para Alemanha, Inglaterra e Portugal. Por muito tempo, a Itália foi conhecida como enotria, a terra da uva.

• Nos Estados Unidos, os fabricantes conseguiram veicular nos rótulos do produto a inscrição: “Consulte seu médico sobre o uso moderado do vinho”.
 

VINHOTERAPIA

Vinhoterapia
Vinho é uma das bebidas prediletas dos brasileiros. Além de ser muito saborosa, você sabia que ela pode ser uma ótima aliada quando o assunto é beleza. Confira a matéria e veja mais um motivo para consumir esta delícia!

Quando se fala em vinho, pensamos em muitas coisas. Esta é, sem dúvidas, uma bebida cheia de romantismo, de gosto peculiar e que, segundo algumas culturas, traz diversos benefícios para a nossa saúde. Porém, o que não se pode negar é que o vinho é um grande aliado na luta contra o envelhecimento e redução de medidas.


O tratamento conhecido como vinhoterapia é uma técnica que consiste em aplicar em todo o corpo vinho quente misturado a outras substâncias. Uma fonte térmica externa obriga o organismo a aquecer internamente para se harmonizar com o ambiente, proporcionando a queima de gordura e, conseqüentemente, redução de medidas.


A vinhoterapia se baseia nos benefícios dos polifenóis, substâncias presentes na casca da uva e que são 10 mil vezes mais eficazes que a vitamina E, podendo reduzir em até 85% os famosos radicais livres causadores de rugas. Os polifenóis são antioxidantes que também hidratam e revitalizam a pele, removem células mortas, deslocam placas de gordura e aceleram o emagrecimento.


Ela previne o envelhecimento das células, hidrata a pele e tonifica os músculos. Tudo começa com uma esfoliação e o banho dura cerca de 30 minutos. Logo que acaba, a pele já sente os benefícios do tratamento. Algumas massagens com cremes à base de uva também ótimas opções para combater o envelhecimento.

Vinho tinto aumenta o desejo sexual da mulher

Nunca foi segredo para ninguém que algumas taças de vinho podem deixar uma mulher mais “soltinha”, com a libido à flor da pele. E, pesquisadores italianos concluíram de fato, que o nível de desejo sexual feminino aumenta quando ela ingere vinho tinto.
O estudo especifica que foram encontrados componentes químicos no vinho tinto que melhora as funções sexuais pelo aumento da circulação sanguínea em áreas chaves do corpo. Segundo os pesquisadores, essa descoberta precisa ser interpretada com algumas precauções, pois sugere que existe relação entre o consumo do vinho tinto e a melhora na sexualidade. Ou seja, moderação no consumo é importante.
No projeto, que é descrito como o primeiro a examinar a entrada do vinho tinto e a função sexual feminina, cientistas da Universidade de Florença recrutaram 800 mulheres na idade entre 18 a 50 anos. As mulheres – que não possuíam nenhum problema de saúde sexual – foram separadas em três grupos. Um grupo consumia regularmente uma ou duas taças de vinho tinto por dia, outro ingeria menos de uma taça por dia de qualquer vinho ou outra bebida alcoólica, e outro grupo fazia abstinência.
Mulheres que bebiam mais de duas taças por dia foram excluídas do estudo para evitar uma possível confusão nos efeitos de embriaguez. Todas as participantes completaram um questionário, o Índice da Função Sexual Feminino, que foi usado pelos pesquisadores a fim de avaliar as mulheres e a saúde sexual. Foram incluídas 19 questões com uma pontuação total entre dois e 36, sendo que a pontuação mais alta significa melhor funcionamento. As mulheres que bebiam o vinho tinto pontuaram a média de 27.3 pontos, comparado com 25.9 para as que bebiam menos, e 24.4 para as abstinentes.
Ainda não é claro como o vinho tinto pode causar esse efeito, apesar de haver diversas teorias. Uma sugere que os antioxidantes do vinho tinto têm um efeito benéfico no revestimento dos vasos sanguíneos, e com a dilatação desses vasos aumenta  a circulação sanguínea em áreas precisas do corpo.

Vinho tinto pode diminuir risco de câncer de mama, dizem pesquisas

Vinho tinto pode diminuir risco de câncer de mama. Foto: Getty Images Vinho tinto pode diminuir risco de câncer de mama
Foto: Getty Images

Os amantes de vinho só têm a comemorar. Cada vez mais, estudos científicos apresentam evidências de que o consumo moderado da bebida pode ajudar o organismo de várias formas. O mais recente estudo mostra que mulheres que têm o hábito de consumir cerca de 250 ml de vinho tinto por mês apresentam níveis de estrogênio menores. O hormônio é conhecido por aumentar os riscos do câncer de mama.
De acordo com o jornal Daily Mail, o estudo foi publicado no Journal of Women's Health. A pesquisa mostrou ainda que, por conta de sua composição, apenas o vinho tinto apresentava fatores de proteção contra a doença. Os médicos compararam mulheres que bebiam Carbernet Sauvignon (tinto) ou Chardonnay (branco) e concluíram que apenas o primeiro grupo apresentou diferenças na concentração do hormônio.
Outro estudo, publicado no periódico FASEB, mostrou que o resveratrol, substância presente no vinho tinto, pode diminuir o crescimento das células de câncer de mama. Os médicos frisaram a necessidade de se fazer um consumo moderado, e não excessivo, para

2 comentários:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Para os amantes do vinho está é uma boa notícia.
Beber com equilíbrio e moderação é super importante.

Anônimo disse...

Sem duvida que é. Estes estudos só mostram quão importante é alguem adulto beber polonos um copo de vinho por dia...

Já agora, poderia colocar o link do meu site de vinhos no seu blog?

Raulsousacarvalho.blogspot.pt
Obrigado