5.07.2011

CORRIDA: O EXERCÍCIO ESTÁ LIBERADO!

Corrida: o exercício está liberado!

Era uma vez o mito da corrida!

Caiu por terra o mito de que a corrida pode ser prejudicial às articulações. Se você é uma daquelas pessoas que usava esta desculpa para não tentar este tipo de atividade, pode ir tratando de arrumar outra, pois exercícios como este não causam a osteoartrite, segundo a publicação Journal of Anatomy.
O problema causado pela degeneração da cartilagem articular, na verdade, pode ser controlado através do exercício físico. Além disso, correr traz milhares de benefícios, já que ajuda na perda de peso e, com isso, evita a obesidade, que pode vir a sacrificar as juntas e articulações de todo o corpo.
Quem sofre deste mal não pode fazer atividades de impacto quando está na crise, mas deve fazer atividades mais leves até poder voltar a correr, diz o fisioterapeuta Fabio Fajardo.
“A pessoa que tem osteoartrite não pode correr enquanto estiver sentindo dor. Ela precisa fazer, primeiro, uma preparação física para fortalecer a musculatura, para depois poder praticar a corrida. O ideal é começar com a caminhada.” Explica.
O especialista esclarece, ainda, que correr não causa a doença: “A corrida não é a causadora da osteoartrite. Na verdade, todo mundo, ao envelhecer, vai sofrer com o desgaste das articulações. Contudo, não é a pratica desta atividade que vai determinar quem vai ter e quem não vai ter problemas como este. Isso no caso dos praticantes amadores. Os atletas de alto impacto é que, por terem um desgaste maior, estão mais propensos a este mal”.

Nenhum comentário: