5.04.2011

Lembrar bons momentos é a chave para felicidade


Estudo mostra que pessoas extrovertidas são mais felizes porque tendem a manter uma avaliação positiva do passado. Foto: Getty Images Estudo mostra que pessoas extrovertidas são mais felizes porque tendem a manter uma avaliação positiva do passado
O caminho para a felicidade pode ser mais simples do que se imagina: lembrar bons momentos. De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de São Francisco, nos Estados Unidos, pessoas com traços de personalidade que permitem nostalgia apresentam maior satisfação com a vida.
Os cientistas contaram com a participação de 750 estudantes. Por meio de questionários e escalas, analisaram suas características (extrovertidos, neuróticos, abertos, conscientes e agradáveis), como encaram o tempo (passado, presente e futuro) e seus níveis de contentamento.
A visão do passado mostrou maior efeito sobre satisfação. O psicólogo autor do estudo, Ryan Howell, disse ao jornal The Telegraph que pessoas muito extrovertidas são mais felizes porque tendem a manter um avaliação positiva do que passou e são menos propensas a pensamentos negativos. Os que se enquadram no topo da escala neurótica costumam ver o passado de forma oposta e a lamentar.
Segundo o pesquisador, embora seja difícil mudar a personalidade, pode-se alterar a visão do tempo e elevar a satisfação. Para isso, devem-se saborear as lembranças boas e recompor as dolorosas.
Vida e Estilo
UOL

Nenhum comentário: