5.06.2011

MANIA DE COMER... VOCÊ TEM ALGUMA?


Mania de comer... Você tem alguma?
Até as manias tem vez na sua dieta!

Quem não tem mania de alguma coisa na vida? Todo muito tem! Inclusive, mania de comer determinado alimento que se adora. E o que você ama de paixão, mesmo que não seja a comida mais saudável do mundo, pode sim estar do seu cardápio, desde que se tenha bom senso. O macete, para não acabar com sua dieta, é controlar os impulsos gulosos e escolher opções light daquilo que mais sacia sua vontade. Veja alguns exemplos:

• Chocolate
Prefira os amargos, com mais teor de cacau. Este tipo vai ajudar você a matar a vontade de comer chocolate, mas não vai estourar os números de calorias que você pode consumir. Cuidado com o “só vou comer um quadradinho”! Seu organismo vai acabar te pedindo mais, porque o açúcar é estimulante e manda para o seu cérebro a informação que só um não basta.
• Pão
Escolha os integrais, que são ricos em fibras. Elas servem, nesse caso, para retardar a digestão, e o resultado disso é que você leva mais tempo para sentir fome novamente.
Outro tipo magrinho de pão é o sírio.  O francês até é permitido, se você tirar o miolo. E pense bem no que vai escolher para rechear o seu pãozinho! É ai que geralmente a gente perde a mão e extrapola as calorias.
• Massa
De preferência integral e com molho vermelho. As fibras da massa integral vão te dar mais saciedade e o molho de tomate é a opção menos calórica de todas. Existem também as massas sem glúten ou as massas feitas de farinha de arroz, que são digeridas com mais facilidade pelo nosso organismo.
• Fritura
Prepare-as com óleo de canola. Fique atento com o azeite que é conhecido por conter gordura boa, porém, quando esquentado, suas propriedades nutricionais se alteram e ele se transforma em um vilão para a saúde. Em lugar de fritar o que você gosta de comer, experimente assar. Os alimentos assados não perdem sabor e ficam mais saudáveis.
• Bebida alcoólica
Vinho pode. O teor de álcool do vinho é menor do que o das opções destiladas. Além disso, já está provado que vinho faz bem ao coração e pesquisas dão conta de que o vinho tinto pode até ajudar a manter a boa forma. Esqueça o chopinho e a cerveja, que os nutricionistas chamam de “caloria vazia”!

Nenhum comentário: