5.02.2011

Cuidando do seu computador

10 Dicas que o seu computador agradece

O computador tem uma vida-útil determinada pela qualidade e modernidade de suas peças e do modo que são utilizadas.
Podemos prolongar sua vida adotando algumas maneiras de como utilizar seus recursos e respeitar seus limites.



Você precisa de

Amor ao seu computador.

Passos


1Peças de boa qualidade

Utilizar peças (hardware) de boa qualidade vão aumentar a vida útil e o desempenho do seu computador com 100% de certeza. Essas peças custam mais, mas lembre-se o barato sai caro.

2Peças modernas

Utilizar peças (hardware) modernas e recém lançadas aumentam MUITO a vida útil do computador, principalmente pelo fato de não precisar fazer um upgrade (troca por peças novas) tão cedo.
É preferível gastar mais nessas peças modernas do que ter que pagar por um upgrade num curto espaço de tempo.

3Super-aquecimento

Uma troca de cooler (ventilador do processador ou disco rígido), instalação de um segundo cooler, instalação de um duto no gabinete (duto que direciona o ar para fora do gabinete) e troca por um gabiente mis ventilado podem resolver esse problema.

4Limpeza

SEMPRE mantenha o gabinete do computador fechado, se possível trabalhar em local fechado com pouca poeira e limpar periodicamente o interior do gabinete do computador com um pincel e jatos de ar (cuidado com a saliva em assopros). Não utilize produtos químicos, diluentes ou detergentes abrasivos para limpar qualquer parte do computador.

5Comida

Evite comer e/ou beber perto do computador para evitar derramamento de líquido e sujeiras de comidas nas peças, principalmente teclado. Se o computador molhar, desligue-o, tire a bateria (em caso de notebooks) e espere secar totalmente para ligá-lo novamente.

6Virus

Se possível use um bom programa anti-virús, de preferência um que não seja de graça. Além disso, tome cuidado com e-mails com remetente desconhecido e links suspeitos.

7Choques

Nunca faça o computador sofrer choques e pancadas (chutes, quedas etc). Todas as suas peças (hardware) são encaixado por plugs e podem soltar e danificar-se.

8Rede elétrica

Exite ligar o cabe de força do computador diretamente na tomada. Prefira ligá-lo em um filtro de linha ou um estabilizador diminuindo as chances do computador ser queimado por uma fase de alta tensão na rede elétrica. Evite usar o computador enquanto chove.

9Bateria

No caso de notebooks, prefira usar a bateria até o fim e em seguida carregá-la totalmente evitando o efeito memória (bateria não carrega até 100% de sua carga). Se achar melhor, tire a bateria quando utilizar o notebook ligado à tomada.

10Bom senso

Tenha bom senso em relação aos limites do computador. Execute somente as tarefas necessárias e não exiga tanto o quanto o seu computadr suporta sem que ele trave. Quando exigimos muito dele, o processador esquenta demais, pode ocorrer o travamento do sistema e que, consequentemente, irá reinicializar o computador não salvando seus trabalhos e nem atualizando os registros do sistema e assim fragmentando-o.

Bem Simples

Nenhum comentário: