11.09.2011

PRODUTOS NATURAIS & INTEGRAIS

   
Introdução:
 Uma boa alimentação, associada às práticas de atividades física, está entre as necessidades mais importantes para a saúde e alcançar uma melhor Qualidade de Vida. Isso porque é a alimentação que fornece todos os nutrientes para manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura).
   
Alimentos Naturais:
 São aqueles produzidos pela natureza. Fornecem as substâncias necessárias para o perfeito funcionamento do organismo e sua defesa.
   
Alimentos Integrais:
 São aqueles que mantêm suas características naturais e todas as suas substâncias, sem sofrer alterações provocadas por qualquer processo de beneficiamento prejudicial a sua qualidade e integralidade.
   
Curiosidade
 Os animais mais fortes da Terra, tais como os elefantes, os gorilas, os cavalos e os bois são todos vegetarianos, isso sem falar nos dinossauros.
   
Pensamento
 “Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não podem ler e escrever, mas aqueles que não podem aprender, desaprender e aprender novamente.”
 Alvin Toffler
 

PRODUTOS

 Alho Fumel: O Alho tem a capacidade de interferir positivamente numa série de doenças, incluindo as cardiovasculares, o câncer e as infecções. O consumo de 20 g de alho ao dia impede que o colesterol se fixe nas paredes dos vasos sangüíneos, impedindo o entupimento destes e aumentando sua elasticidade, favorecendo a circulação e baixando a pressão.
 Açúcar Mascavo : Caldo da Cana cozido e evaporado sem processo de refino industrial. De cor marrom, pode ficar mais claro ou escuro, dependendo da época de corte e umidade da cana. É rico em cálcio e ferro. Não pode ser usado por diabéticos e tem o valor calórico similar ao do açúcar branco.
 Arroz Integral: Alimento altamente nutritivo, fonte de 12 aminoácidos essenciais. No seu processamento preserva-se a película de fibra que reveste o grão e o germe, mantendo assim suas qualidades nutritivas. O arroz Integral Fumel é um alimento rico em vitamina E , vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e magnésio. Estes nutrientes são importantes numa alimentação equilibrada e ajudam a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares e a diminuir o nível de colesterol no sangue. Suas fibras favorecem a digestão, ajudando a promover o bom funcionamento intestinal.
 Aveia: Com alta qualidade nutricional, a Aveia tem um dos mais altos teores protéicos, se comparada a outros cereais.É fonte de gorduras poliinsaturadas, vitamina E, manganês e fibras solúveis, principalmente as betaglucanas.Recomendada na prevenção e no tratamento de anemia ferropriva, estimula a função tiroidiana, mas o benefício mais evidente do consumo de Aveia  para a saúde humana é sua eficiência na redução dos níveis de colesterol, quando parte de uma dieta equilibrada e auxilia no tratamento intestinal. Seu consumo é excelente para convalescentes e atletas. Pode ser encontrada em flocos graúdos (grossa), normais, finos e em farinha.
 Extrato de Soja: Com quase os mesmos teores protéicos do leite de vaca, uma das grandes vantagens do leite de soja é que pode ser consumido por pessoas que não se dão bem com o leite humano ou animal. A diferença ocorre devido à falta da lactose no organismo, uma enzima que “quebra” as moléculas da lactose – açúcar encontrado no leite de origem animal. Por isso, a ingestão de leite comum pode causar mal-estar, produção de gases e até diarréia. Daí a indicação do leite de soja – que não contém lactose. O leite de soja não contém colesterol, possui 1/3 a menos de gordura e é rico em ácidos graxos poliinsaturados.
 Farelo ou Fibra de Trigo: Evita problemas no intestino como a diverticulite e a prisão de ventre. Baixíssimo teor calórico é rico em fibras insolúveis, além de vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e sódio. Muito usado no tratamento da obesidade. Consumir com frutas amassadas, leite, sopas, sucos, pães, farofas, bolos, na comida etc.
 Farinha de Maracujá: Feita da casca do maracujá, pesquisas realizadas na UFRJ demonstraram que a casca do maracujá possui nutrientes importantes para a alimentação humana. É um alimento muito importante, devido a sua alta concentração de fibras solúveis e insolúveis. Aa fibras solúveis ajudam a diminuir a velocidade de absorção de carboidratos e diminuem a absorção dos lipídios, enquanto que as insolúveis atuam na regulação do intestino, evitando até alguns tipos de câncer que se desenvolvem no cólon e reto. É indicado como coadjuvante no tratamento da obesidade, diabetes e de taxas elevadas de colesterol.
 Feijão Azuki: Possui alto valor nutritivo e o seu teor de fermentação é menor aos demais feijões. É indicado para evitar formação de cálculos nos rins e na vesícula e o excesso de açúcar nos diabéticos devido ao seu poder diurético. Torrando-se os grãos do feijão azuki e adicionando-se água é preparado um chá especial para diabéticos e para eliminação do excesso de ácido úrico. Excelente fonte de cálcio, fósforo, ferro, proteínas e vitaminas do complexo B. Seu preparo é igual ao do feijão comum.
 Geléia Real: É uma secreção glandular viscosa e amarelada, produzida pelas abelhas para alimentação inicial dos embriões, nos primeiros dias, e para alimentação da abelha-rainha durante seu ciclo de vida. Uma abelha normal se alimenta com geléia real até o 3o dia de vida e vive em média 45 dias. Já a abelha-rainha, que se alimente somente com geléia real, se origina de uma larva idêntica às que dão origem a uma abelha normal, cresce bem mais que a abelha comum, pode viver até 05 anos e é uma verdadeira fábrica de ovos, conseguindo pôr até 3.000 ovos por dia, cujo peso corresponde a 5 vezes o seu próprio peso. A composição da Geléia Real é muito complexa, compreendendo hormônios esteróides, vitaminas, ácidos orgânicos essenciais e compostos protéicos ativos. A alta concentração de aminoácidos e vitaminas torna a Geléia Real um super alimento. Este alimento espetacular tem uma fantástica ação sobre o organismo humano, revitalizando-o, proporcionando saúde e prevenindo o envelhecimento precoce. Deve ser conservada sob refrigeração.
 Gérmen de Trigo: Rico em vitaminas E , B e proteínas. Protege o organismo contra a poluição. Excelente em caso de esterilidade e distúrbios da menopausa (insônia, tensão). Diminui a tensão arterial e varizes. Pode ser usado no iogurte, coalhadas, sucos, pães, bolos, preparo da farofa e etc.
 Granola: Composto de aveia em flocos, germe de trigo, flocos de arroz, passas, castanhas, etc é de altíssimo valor nutritivo. Excelente alimentação de crianças e adultos principalmente atletas. Utilizado puro, no leite, como cobertura de bolos, sorvetes, açaí e etc.
 Lecitina de Soja: Aminoácido encontrado na soja, a lecitina é rica em fosfato e vitaminas do complexo B. Excelente coadjuvante para a boa preservação das artérias do coração, ela ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides do sangue. A lecitina de soja também fornece ácidos graxos poliinsaturados, substância que funcionam como matéria-prima para o organismo sintetizar outros nutrientes necessários. Fonte de cálcio, ferro, magnésio e vitamina a, ainda têm ação antioxidante e protege mucosas, pele, cabelos e unhas.
Linhaça: A Linhaça também é rica em Ômega 3 e tem sido alvo de novos estudos no campo da prevenção de doenças cardíacas: é também rica em lignana, um fito-estrogênio que tem sua ação relacionada à prevenção do câncer. Devemos usar aproximadamente 2 colheres de sopa de farinha de linhaça ao dia para termos os efeitos benéficos.
 Mel: Matéria prima principal de qualquer receita caseira fitoterápica, o mel é sobretudo um produto natural puro, de riquíssimo valor nutritivo, é a fonte natural de bio-energia mais conhecida e complexa. De acordo com a sua origem botânica e floral, características climáticas regionais, o mel pode variar de coloração, densidade, sabor, aroma, devido às múltiplas variações física-químicas. A cor do mel varia de acordo com a sua origem, ou seja, pela flora predominante (Ex. Eucalipto, Silvestre, Laranjeiras). O aroma e o sabor são características para sua identificação quanto à origem floral. O mel pode ser líquido, cristalizado, granulado ou cremoso, sendo características que ocorrem devido às condições que é estocado. Todo mel, qualquer que seja sua origem, inicialmente é líquido e após algum tempo inevitavelmente cristaliza-se, especialmente em tempo de frio. Este é um PROCESSO NATURAL DO MEL, e não um sinônimo de adulteração. Ajuda a desintoxicar o organismo e age beneficamente sobre a flora intestinal. Não deve ser consumido por diabéticos e crianças com menos de um ano.
Deve ser consumido diariamente.
Lembre-se é ALIMENTO.
 Pólen: Grãos colorido existente nas flores, é o elemento reprodutivo masculino das plantas que é coletado pelas abelhas para a sua alimentação. Excelente suplemento vitamínico, tem ação comprovada em casos de esgotamento físico, recuperação de doenças em geral e depressão, diminui o nervosismo, insônia, melhora a impotência sexual, melhora o apetite, auxilia no crescimento infantil, alivia os sintomas da menopausa, fortalece unhas e cabelos. Deve ser tomado em jejum na quantidade de 1 colher de café ao dia.
 Própolis: É uma substância resinosa, balsâmica, de consistência viscosa e cor variando entre o verde pardo, castanho escuro ou outras tonalidades, dependendo de sua origem botânica. É produzida pelas abelhas a partir de resinas medicinais produzidas por alguns tipos de plantas. Para as abelhas, a própolis é de fundamental importância, pois tanto serve para fazer uma medicina preventiva, esterilizando a colméia e impedindo a propagação de bactérias e fungos, como é usada para envernizar internamente a colméia, tendo uma ação de isolante térmico.
A Própolis é o verdadeiro ouro negro das abelhas. O Extrato de Própolis é a própolis misturada ao álcool de cereais. Produto anestésico, cicatrizante e antiinflamatório, usado em casos de resfriados, infecções de garganta, feridas na pele e boca.
 Chocho: O tradicional molho de soja é resultante da fermentação do missô. Fonte de aminoácidos e vitaminas de coloração escura, salgada, é usada para temperar legumes, sopas, suflês, além de ser consumido tradicionalmente com Tofú e na culinária japonesa. Hipertensos devem utilizar com cuidado, pois apresenta grande quantidade de sódio.
 Soja : Importante fonte de proteínas de boa qualidade e minerais. O consumo diário ajuda a diminuir o risco de inúmeras doenças. Os grãos podem ser consumidos cozidos como feijão após a retirada da película externa (deixando os grãos de molho em água por doze horas e retirando-a manualmente). Produto indispensável para o fortalecimento, crescimento, conservação e recuperação das células.
   

Diferença entre DIET e LIGHT

             Diet: Os alimentos para dietas controladas não podem ter a adição de nutriente. Assim, alimentos para ingestão controlada de açúcar não pode haver inclusão desse nutriente sendo permitida a existência do açúcar natural do alimento como, por exemplo, a geléia diet que tem como açúcar natural a frutose.
Os alimentos restritos em carboidratos (pão, chocolate, bala diet) ou gorduras (iogurte desnatado 0% de gordura) podem conter, no máximo, a adição de 0,5 gramas do nutriente por 100 gramas ou 100 ml do produto. Já, os alimentos restritos em proteínas devem ser isentos desse nutriente. Como, a quantidade permitida nos alimentos com restrição de carboidratos e gorduras é muito pequena, é comum a definição de alimento diet sendo o produto isento de um nutriente específico.
É importante que fique claro que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer. Um exemplo clássico é o chocolate diet que apresenta teor calórico próximo do chocolate normal. O chocolate diet é indicado para as pessoas diabéticas, pois é isento (restrito) em açúcar (carboidrato), mas, não para as que desejam reduzir de peso, já que no chocolate diet há uma maior adição de gordura o que faz com que o seu valor calórico se aproxime do chocolate normal. Por outro lado, com a retirada de um nutriente, o alimento pode vir a apresentar uma diminuição de calorias, mas nesse caso, é preciso verificar se a redução justifica a substituição do alimento convencional pelo diet.
             Light: A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparado com o alimento convencional. Para que ocorra a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura e proteína). Assim, a redução de um nutriente não energético, por exemplo, sódio (sal light) não interfere na quantidade de calorias do alimento.
            Dessa maneira, a primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. A segunda diferença, é conseqüência da primeira: o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença (diabetes, colesterol elevado, celíacos, fenilcetonúricos). Se, o alimento light apresentar eliminação do nutriente, por exemplo, açúcar (refrigerante light), poderá ser consumido pelos diabéticos.
             Confusão é fácil de acontecer, por isso, ler os rótulos dos produtos light e diet e compará-los com o alimento convencional é importante para verificar se eles atendem as suas necessidades. Fique sempre atento na hora da compra, pois como esses alimentos são mais caros do que os convencionais, você poderá estar gastando mais por um alimento que não precisa ser substituído.
 

FITOTERAPIA

 Fitoterapia vem do grego e quer dizer tratamento (therapeia) vegetal (phyton), ou ainda “O tratamento das doenças através das plantas”. As plantas contêm princípios ativos capazes de auxiliar na cura de diversas doenças. São manipulados em forma de cápsulas, comprimidos, líquidos, pós ou chás.
   

A FRUTA DOS GRANDES VENCEDORES

 Banana: Rica em potássio, sais minerais – entre eles o ferro, o cálcio e o fósforo – boa fonte de vitaminas A, B1, B2... A Banana, um alimento repleto de nutrientes, ainda tem outras características que a tornam essencial em qualquer dieta. Ela ainda oferece cerca de 10 % das doses diárias de vitaminas C e folato que o organismo precisa, mais fibras solúveis que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue. Leve, saborosa e fácil de digerir, a banana é indicada como um dos primeiros alimentos para os bebês e, como é convertida em energia pelo organismo rapidamente, é um dos alimentos favoritos de quem pratica esportes.

Fonte: Fumel (Naturais e Integrais) 
www.fumel.com.br/produtos.php

Nenhum comentário: