11.09.2011

COSMÉTICOS MANIPULADOS

Cosméticos manipulados: saiba os benefícios desses produtos no verão 

Princípios ativos específicos garantem saúde e beleza.

O verão é a estação em que os corpos ficam mais à mostra. Não tem jeito, todo mundo quer estar belo e saudável, principalmente as mulheres. Mas o que muita gente pode não saber é que os princípios ativos dos cosméticos de manipulação feitos especificamente para a estação podem auxiliar, e muito, no controle de vários problemas, como pele oleosa, celulite, estrias e cabelos ressecados.
De acordo com a farmacêutica Adriana Bess de Souza, aliar cremes, xampus e cosméticos tópicos às cápsulas com princípios ativos chamados de nutracêuticos, podem gerar bons resultados. “É o que chamamos de terapia combinada, pois potencializa o tratamento e obtêm melhores resultados”, salienta Adriana.
No caso da celulite, o grande terror da maioria das mulheres, a farmacêutica explica que as fórmulas manipuladas possuem diferentes mecanismos de ação para combatê-la e amenizar os “furinhos” concentrados nas áreas de gordura, como bumbum, coxas e barriga. “A cafeína age na circulação local e favorece a eliminação de toxinas.Outros princípios ativos, presentes em cremes, por exemplo, atuam como um termogênico, que promove o aquecimento superficial da região, estimulando também a circulação local”, esclarece a farmacêutica.
Também é possível prevenir as estrias usando cremes manipulados, de duas a três vezes ao dia. Se elas ainda não existem, o creme ajuda a aumentar a quantidade de água dos tecidos e permite maior distensão, sem “arrebentar” a pele. Agora, quando as estrias já estão instaladas, o melhor a fazer é fugir dos tratamentos à base de ácidos. Eles são mais efetivos, é verdade, mas, exatamente por conterem ácido na composição, são desaconselháveis no verão.
Na opinião de Adriana, dependendo da situação, fazer uso de um medicamento manipulado mais brando juntamente com um hidratante e regenerador da pele pode ser a solução, desde que prescrito por um médico.
Pele e cabeloComo no verão as pessoas ficam mais expostas ao sol, água do mar e/ou piscinas, a saúde dos cabelos é sempre uma preocupação. Os filtros solares e produtos para a hidratação profunda dos fios, quando manipulados, podem potencializar seus efeitos. “Cada cabelo necessita de um produto específico. Uns precisam de força, outros de hidratação, controle da oleosidade, da caspa e assim por diante. Uma fórmula exclusiva que use diferentes princípios ativos atende melhor às necessidades especiais de cada um”, enfatiza a especialista.
Quando o assunto é a oleosidade da pele, outro problema comum da estação, pois as altas temperaturas estimulam a produção de sebo, a melhor opção são os produtos em gel. Eles são os mais indicados, porque não entopem os poros e ainda refrescam a pele. Neste caso, também vale substituir os hidratantes em creme.
“Somente os géis ou géis-creme podem ser utilizados. Essa regra serve também para os filtros solares, que devem ser leves para não aumentar o excesso de oleosidade da pele. Usar sabonetes e loções adstringentes pela manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir, também são uma boa opção de controle.”

Nenhum comentário: