A esfoliação é uma técnica bastante conhecida, mas você realmente sabe o que pode e o que não pode ser feito? Tire as suas dúvidas aqui!
Ter cabelos sedosos, um corpo em dia, uma saúde equilibrada e uma pele viçosa dá muito trabalho. A nossa pele, principalmente, requer cuidados diários. Há várias maneiras de cuidar da pele. Uma delas é a famosa esfoliação, que atua na remoção das células mortas, cujo acúmulo pode deixar a pele opaca. Mas, você sabe exatamente como fazer? Sabe a diferença entre a esfoliação caseira e a realizada no salão? Sabe que alguns produtos naturais podem conter partículas que podem arranhar a pele em vez de cuidar?
1- Por que a esfoliação ajuda a manter a jovialidade da pele? O acúmulo de células mortas na superfície deixa um aspecto sem viço, sem brilho e com textura áspera e ressecada. A esfoliação devolve uma pele mais fina, brilhante e saudável, além de ajudar na absorção dos ingredientes das demais etapas de tratamento, como hidratação, nutrição e produtos anti-idade.
2 - O que é um esfoliante químico? Quais seus benefícios e modo de ação? O esfoliante químico promove o afinamento da pele removendo as células mortas pela ação dos ácidos. Deixa a pele mais fina, lisa e bonita.
3 - O que é um esfoliante físico? Quais seus benefícios e modo de ação? O esfoliante físico é constituído por pequenas partículas insolúveis que, por ação mecânica (atrito) na pele, promovem um leve afinamento.
4- Por que é importante umedecer a pele antes de passar o esfoliante físico? O esfoliante desliza com mais facilidade, ajudando no espalhamento durante a aplicação. Isso evita que o atrito seja excessivo.
5 – É possível usar o esfoliante químico e o físico em dias diferentes?
O importante é usar esfoliante, em geral, até duas vezes na semana. A escolha do produto dependerá da intensidade de esfoliação desejada. Existem esfoliantes químicos mais fortes, mas alguns esfoliantes físicos também não ficam atrás. O importante é seguir as orientações do modo de uso.
6 - De acordo com o tipo de pele, qual deve ser a frequência de uso do esfoliante? De um modo geral, as peles normais, mistas e oleosas podem usar o esfoliante duas vezes na semana. Já nas peles mais secas, a frequência é menor: somente uma vez na semana e não pode ser uma esfoliação intensa. Para as peles acneicas, não é recomendável a esfoliação física, somente química, conforme orientação do dermatologista.
7- Quais são os principais cuidados após a esfoliação do corpo e do rosto? O próximo passo após a esfoliação é a hidratação, que será muito mais efetiva já que a camada de células mortas da superfície foi removida. Os ativos permearão com mais facilidade.
8 - Por que é bom esfoliar a pele dias antes de tomar sol? Ter a pele lisinha e mais fina antes de se expor ao sol permite um bronzeado mais uniforme, mas, cuidado com o exagero. A primeira função da nossa pele é nos proteger dos agentes externos e um desses agentes é o sol. Importante utilizar filtro solar e obedecer a frequência de uso.
9 - Quais são os riscos de se usar receitas caseiras de esfoliação que levam açúcar ou sementes? O uso de agentes esfoliantes caseiros não permite uma esfoliação uniforme, pois o tamanho das partículas não mantém uma regularidade e até mesmo a concentração pode variar. Dessa forma, a esfoliação não será homogênea. Os ingredientes naturais normalmente usados podem apresentar partículas grandes que “riscam” e deixam a pele irritada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário