11.11.2011

SAIBA COMO CUIDAR DO SEU PESCOÇO

faixa_beleza.png
Saiba como cuidar do seu pescoço
Cuidar da pele do pescoço é tão importante quanto cuidar da pele do rosto. Saiba mais!

Quando começamos a nos preocupar em como manter o aspecto jovem da pele, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a pele do rosto. Rugas? Nem pensar! Mas, cuidar de outras partes do corpo também é fundamental. De acordo com a dermatologista Cristine Carvalho, a pele do pescoço sofre com a ação do tempo tanto quanto a do rosto devido ao movimento constante a que é submetida.
“Diferentemente da pele da face, a pele do pescoço é mais fina, delicada e pobre em lipídeos, o que caracteriza uma derme seca, menos resistente às agressões do meio externo e mais propensa à formação de rugas”, diz a dermatologista.
Atualmente, além dos cremes e peelings, o rejuvenescimento do pescoço também pode ser feito com injeções de toxina botulínica. “O alvo das injeções é o platisma, um músculo bilateral que desce da mandíbula até a saboneteira, a depressão cercada de ossos logo abaixo do pescoço. À medida em que a idade avança, o platisma salta à vista e ainda puxa mais para baixo a pele já flácida do contorno do rosto, formando a papada pregueada”, explicou.
Indicado para mulheres entre 35 e 65 anos, a aplicação de botox numa área triangular, bem no centro do músculo, faz com que ele relaxe. “Sem tração, as pregas do pescoço se suavizam e a região logo abaixo da mandíbula se eleva. O tratamento vem sendo empregado como uma alternativa temporária à plástica tradicional”, disse a dermatologista.
“É muito importante dizer que o pescoço e o terço inferior do rosto são áreas muito delicadas, onde uma aplicação malfeita de toxina botulínica pode causar alterações da sensibilidade e problemas motores, como dificuldade de engolir, por exemplo. Sem falar no risco do rosto ficar mais puxado de um lado do que do outro... É sempre bom ouvir muitos especialistas antes de decidir pelo tratamento”, alertou.
Dia-a-dia
Segundo a especialista, para evitar o envelhecimento precoce do pescoço é fundamental a utilização de um bom creme hidratante, bem como a aplicação diária de um protetor solar, que evita a danificação das fibras dérmicas pela radiação do sol, chapéus e roupas especiais para quem pratica esporte.
 “É preciso ter em mente que o sol acelera o envelhecimento da pele porque oxida e destrói as células que dão a sua consistência e qualidade, daí o aparecimento de manchas e consequentemente, da aparência envelhecida. Vale destacar também que, depois do sol, o cigarro é o maior inimigo da pele”,

NA HORA DE ESCOLHER O CLAREADOR DE MANCHAS TODO CUIDADO É POUCO

Na hora de escolher o clareador de manchas todo cuidado é pouco
Para clarear as manchas da pele e evitar correr riscos é preciso consultar um especialista. Automedicação pode ser perigosa.

Marcas na pele deixadas por espinhas, sardas ou cloasmas de gravidez precisam ser tratados. Para isso, muitas pessoas vão à farmácia ou às lojas de produtos de beleza para se automedicarem, sem antes passarem por um dermatologista. Recentemente, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) reprovou três marcas de cremes clareadores de pele que não precisam de receita médica.
O órgão realizou um teste para provar a eficácia dos produtos clareadores de manchas. Foram analisados os seguintes produtos: Vitactive Clareador Gel (O Boticário), Revitalift Clareador Fluido (L’Oreal), Avon Care Aclara Creme (Avon), Klassis, Eucerin e Clariderm. Segundo a Proteste, as marcas Vitactive Clareador Gel, Revitalift Clareador Fluido, e Avon Care Aclara Creme não atingiram o resultado esperado. As voluntárias usaram os produtos por 28 dias seguidos. Já os produtos das marcas Klassis, Eucerin e Clariderm deixaram as manchas entre 5% e 6% mais claras em relação à aparência anterior.
Para a dermatologista da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, Regina Schechtman, a escolha do clareador de manchas não pode ser feita sem acompanhamento. É preciso procurar um especialista. Ela explica que há produtos especiais para cada tipo de pele que, em geral, precisam ter ácidos retinóicos, glicólicos, mandélicos e salicílicos. “Os produtos devem ter, também, gluconolactona, que produz uma certa esfoliação, e para clarear, hidroquinona, idebenona, melawhite, ácido kójico e ácido fítico”, afirma.
Comprar produtos por conta própria ou por indicações de amigos pode causar danos à saúde. Segundo a especialista, um produto não indicado por um profissional pode causar queimaduras, alergias e mais manchas. “Caso haja alguma reação negativa ao clareador, é preciso suspender o produto, aplicar compressas geladas ou de chá de camomila e proteção solar”, explicou a dermatologista.
Ficar atento ao que está escrito no rótulo do produto também é importante. Em cada rótulo é preciso ter o tipo de veículo (loção, creme, gel) e se há a proteção solar ou não.
A Proteste informou que os produtos Revitalift Clareador Fluido (L’Oreal), e Avon Care Aclara Creme (Avon) não tinham as informações do tempo ideal para o tratamento.

7 DICAS PARA TRATAR O ENVELHECIMENTO DAS MÃOS

7 dicas para tratar o envelhecimento das mãos
A pele das mãos muitas vezes é negligenciada. Conheçam 7 dicas para tratar o envelhecimento das mãos. Conheçam eles!


Envelhecer faz parte da vida e é preciso saber como conviver com as várias mudanças que aparecem no corpo com o decorrer do tempo. Mas, quando falamos sobre envelhecer pensamos prontamente nas rugas, nas manchas no rosto, na flacidez dos músculos e muitas vezes nos esquecemos de uma parte do corpo que entrega facilmente a idade: as mãos. Segundo a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética (CDE), manchas, rugas e veias saltadas podem aparecer a qualquer momento nas mãos.
De acordo com Cristine, a pele do dorso das mãos é delicada e negligenciada. “Nós temos uma tendência de cuidar muito melhor da pele do rosto do que da pele das mãos, do colo e do pescoço. Mesmo celebridades conhecidas por desafiar o processo de envelhecimento não têm sido bem sucedidas quando o assunto é o envelhecimento das mãos”, explicou.

Ainda segundo a médica, a pele das mãos é muito mais fina do que a que recobre o resto do corpo e está exposta a ventos fortes, à radiação UV, à fumaça de cigarro, ao uso de detergentes e sabões, fatores que contribuem para a desidratação e o envelhecimento acelerado desta região. "O processo biológico feminino de envelhecimento também é um fator contributivo e o fim da produção de estrogênio, durante a menopausa, afeta a produção de colágeno, que dá às mãos uma aparência carnuda. Com o tempo, a quantidade de gordura sob a pele também diminui. Por isso, veias e tendões das mãos ficam visíveis”, disse.

A especialista dá algumas dicas sobre tratamento contra o envelhecimento rápido doas mãos. São elas:
- Filtro solar: Evitar a exposição ao sol forte e passar diariamente um filtro solar com FPS 30 ou mais. O uso de luvas, principalmente aquelas feitas com tecido FPS, ajuda muito também.

- Cremes hidratantes: é preciso usar hidratantes que contenham uréia, lactato de amônio, ácido hialurônico, vitamina C, ácido ascórbico ou silicone. O dermatologista pode recomendar também o uso de um creme com ácido retinóico à noite. O tratamento à base de cremes hidrata, melhora a textura da pele e retarda o envelhecimento das mãos, mas não remove as manchas já existentes;

- Laser para manchas: o tratamento com laser ou luz intensa pulsada é indicado para remover manchas senis e vasos. Ao jogar um calor específico no local, ele se transforma em uma energia que destrói total ou parcialmente as manchas e vasos;

- Peelings químicos: os peelings à base de ácido tricloroacético, retinóico e glicólico removem manchas e melhoram a qualidade do colágeno. O ácido é colocado somente na mancha ou em toda a mão, provocando uma queimadura com crosta, que irá agredir e depois eliminar o pigmento. Este tratamento requer muitos cuidados após a realização, pois a pele fica muito sensível. Ele funciona melhor para pessoas de pele clara. Quem tem pele negra ou morena não deve se submeter a esse tratamento, sob risco de as manchas se agravarem;

- Nitrogênio líquido ou crioterapia: é um elemento químico em forma líquida aplicado na mancha. A aplicação é em forma de spray. O tratamento funciona provocando uma queimadura pelo frio, que tem interação com o pigmento. A queimadura irá provocar descamação e clareamento. O pigmento sai com a crosta e a pele fica lisa. A intensidade da queimadura é proporcional ao tempo de permanência do jato. A recuperação ocorre em cerca de 15 dias. A crioterapia oferece risco de hipopigmentação, principalmente em peles escuras;

- Ácido hialurônico injetável: o ácido hialurônico absorve muita água. Por conta dessa característica, surgiram formulações com ele que, quando injetadas na pele, incrementam a hidratação local e fazem o preenchimento cutâneo na área da mão. O efeito é pele rejuvenescida e mais firme. Para o tratamento dar certo é preciso repetir a aplicação algumas vezes por ano;

- Radiofreqüência: o aparelho com ondas de rádios que atingem as manchas provoca um tipo de queimadura que irá eliminar a mancha. A recuperação ocorre em cerca de 10 dias.

Fonte: Sua Dieta

Nenhum comentário: