11.11.2011

Esporte e diabetes: tudo haver

Médico e atleta diabéticos falam na PUC sobre os benefícios da atividade física no controle da doença RIO - Uma pesquisa recente, divulgada pela Federação Internacional de Diabetes, revelou que, em vez dos calculados 250 milhões de diabéticos, atualmente há no mundo 360 milhões de pessoas com a doença. A estatística alarmou especialistas como o endocrinologista Luiz César Póvoa, professor titular de endocrinologia da PUC-Rio, ele próprio diabético. O médico explica que o aumento dos casos da doença está intimamente ligado ao excesso de peso, e apregoa uma arma poderesa para combatê-la: o exercício físico. Póvoa versará sobre o tema na palestra gratuita "Esportes, diabetes e superação", que será realizada nesta sexta-feira, às 15h, na sede da PUC, na Gávea, com transmissão ao vivo pelo portal PUC-Rio. Também participarão do evento o ex-jogador de futebol Washington Cerqueira, que é diabético, e o padre Josafá Siqueira, reitor da universidade.
- Vai ser uma mesa-redonda destinada ao público leigo. Vou explicar em linguagem bem simples o que são as diabetes dos tipos 1 (em que paciente toma insulina porque o pâncreas não a produz) e 2 (em que as células são resistentes à insulina produzida pelo organismo) e como preveni-las - explica Luiz César Póvoa. - Depois, o Washington, que acumulou títulos jogando em clubes como o Fluminense, falará sobre como conviveu com a doença, que não o impediu de jogar: ele só parou quando cansou. E, para encerrar, o padre Josafá falará sobre superação. Quem tem diabetes pode levar uma vida normal: basta fazer atividade física, manter o peso e tomar a medicação indicada, se necessário.
Para assistir ao evento, que terá pouco mais de uma hora de duração, basta comparecer, na sexta-feira, ao prédio Kennedy (sala K-102) da sede da PUC, na Gávea. O vídeo do encontro ficará disponível no portal da PUC (puc-riodigital.com.puc-rio.br).
Também nesta sexta-feira, a Sociedade Brasileira de Diabetes oferecerá, das 9h às 13h, na Central do Brasil, tendas em que será possível detectar o diabetes e obter informações sobre os cuidados na prevenção e no controle da doença. Na Tenda da Nutrição, especialistas darão orientação sobre a alimentação. Na de Enfermagem, serão feitos testes de glicemia e medição da pressão arterial. Haverá ainda a Tenda do Pé Diabético; a de Odontologia, com orientação sobre higiene bucal e problemas dentários; e a médica, na qual especialistas vão tirar dúvidas da população.
O evento, que ocorre três dias antes do Dia Mundial do Diabetes, tem apoio da Super Via.
O Globo
Lilian Fernandes (lilian@oglobo.com.br)

Nenhum comentário: