11.07.2011

PNEUMONIA É TERCEIRA CAUSA DE INTERNAÇÃO ENTRE IDOSOS

faixa_saude.png
Pneumonia é terceira causa de internação entre idosos
A pneumonia é terceira causa de internação entre idosos e pode estar associada a prostração e redução do apetite.

O cuidado com a saúde deve fazer parte de cotidiano de uma pessoa desde a infância. Mas, sem dúvida, a atenção precisa ser redobrada na terceira idade. Entre as doenças que mais atingem os idosos está a pneumonia. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), a pneumonia é a terceira causa de internação entre idosos, representando mais de 6% do total de internações na rede pública.
Esta doença é uma inflamação aguda que acomete os pulmões e que, em sua maioria, tem causa infecciosa (bactérias, vírus ou fungos), mas pode também ser ocasionada por agentes químicos e alérgenos. De acordo com Clovis Cechinel, médico do hospital Frischmann Aisengart, no Paraná, um dos aspectos mais importantes relacionados à pneumonia nos idosos está ligado aos sintomas. Isso porque, o quadro clínico da pneumonia pode ser completamente diferente daquele apresentado no jovem. Essa peculiaridade pode dificultar um pouco o diagnóstico da infecção, retardando o início do tratamento.

O médico explica que em indivíduos jovens, o quadro clássico da pneumonia seria a presença de febre, tosse com catarro e dor no peito, associada à tosse e a respiração. No idoso, é mais comum a presença de prostração, queda do estado geral, redução do apetite, desânimo e mudança do estado mental (ou seja, o paciente pode ficar apenas mais confuso, não falar coisa com coisa). “Todo idoso que apresenta alteração aguda do estado mental ou outros sintomas gerais, que não indicam uma doença específica, deve ser pesquisado para a presença de pneumonia”, diz.

Ainda de acordo com o médico, a incidência nos idosos aumenta durante os surtos de gripe, o que leva a um maior número de internações. Por isso a importância da vacinação do idoso. Alguns estudos mostram que os idosos com pneumonia internam três a quatro vezes mais do que os adultos jovens com pneumonia.

Os principais fatores de risco para pneumonia nos idosos são: tabagismo, desnutrição, DPOC, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, diabetes, câncer, doença neurológica e psiquiátrica, medicamentos sedativos, alcoolismo, tubos endotraqueais e nasogástricos, cirurgia recente, incapacidade para as atividades de vida diária, internação em hospitais e instituições de longa permanência e gripe.

O tratamento deve ser iniciado rapidamente e orientado pelo médico. Na maioria dos casos pode ser feito em domicílio com acompanhamento ambulatorial. Nos casos mais graves é indicada a internação hospitalar.

Nenhum comentário: