11.09.2011

COSMÉTICOS E REMÉDIOS MANIPULADOS

Saiba como escolher cosméticos e remédios manipulados                                                                 

      A hora de escolher a melhor farmácia de manipulação é de extrema importância. Fique atento a algumas dicas importantes. 

Atualmente, no Brasil há quem prefira remédios ou cosméticos manipulados aos comprados nas farmácias comuns e lojas. Dados da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) mostram que o Brasil já é o maior mercado mundial de farmácias de manipulação, com quase dez mil estabelecimento do gênero. É fundamental estabelecer alguns critérios na hora de escolher o melhor cosmético ou medicamento manipulado.
Antes de mais nada, deve-se verificar se a farmácia oferece assistência de um farmacêutico em tempo integral para sanar qualquer dúvida do cliente acerca da quantidade, qualidade e eficácia dos ativos que serão manipulados. De acordo com a farmacêutica e consultora técnica da farmácia de manipulação TAVE, Anelise H. Leite Taleb, o estabelecimento deve ter em local visível o alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária que certifique a boa higienização do local e dos funcionários. O manipulador deve usar touca, luvas, máscara e avental.
Independente de ter prescrição do médico ou do próprio farmacêutico, o produto deve conter no rótulo o nome do prescritor, número de registro da receita na farmácia, data de manipulação e da validade, dosagem, modo de usar e a identificação da farmácia e do farmacêutico.
Segundo a farmacêutica, medicamento com dosagem igual ao industrializado não é eticamente bem aceito, isto é, parte-se do pressuposto de que o paciente que procura a farmácia de manipulação não se adapta bem à dosagem do produto industrializado ou está em tratamento dermatológico como alergias e melasmas ou, ainda, está no começo de gravidez.
Outra dica fica por conta da compra dos produtos. Segundo Anelise, alguns medicamentos como hormônios e antibióticos, por exemplo, devem ser manipulados em salas específicas. Comprar produtos manipulados em consultórios médicos, clínicas de estética, SPAs ou academias não é correto.
As farmácias de manipulação são credenciadas pela vigilância sanitária a manipularem cosméticos e medicamentos.  

Nenhum comentário: