11.09.2011

Dieta de baixa acidez previne doenças do estômago


O alto teor de substâncias ácidas no estômago costuma ser responsável pelo refluxo, pela sensação de azia e tendência a doenças como gastrite. Mas, agora, especialistas começam a pensar que esses problemas não se devem apenas ao meio ácido, mas também ao tipo de alimentação. A comida que entra no estômago parece cada vez mais importante para definir quem tem problemas digestivos e quem não tem.
O assunto foi tema de livros que muito sucesso nos EUA, entre eles "Crazy Sexy Diet" e "The Acid Alkaline Food Guide". Ambos afirmam que os leitores podem melhorar a saúde, preocupando-se em garantir o balanço entre ácido e alcalino na dieta, sobretudo por incluir mais legumes e certas frutas e carnes e menos alimentos processados.
Estudos recentes têm mostrado relação entre a saúde óssea e dieta de baixa acidez, enquanto alguns relatórios sugerem que a acidez da dieta aumenta o risco de diabetes e doenças cardíacas. Este ano, de acordo com a revista "Anais de Otologia, Rinologia e Laringologia", um pequeno estudo descobriu que a restrição dietética de ácidos pode aliviar os sintomas de refluxos, assim como a tosse e a rouquidão em pacientes que não tinham sido ajudados pela terapia medicamentosa .
No estudo, que foi tema de reportagem do jornal "The New York Times", 12 homens e 8 mulheres com sintomas de refluxo, que não haviam respondido à medicação, foram postos em dieta de baixa acidez, durante duas semanas, eliminando todos os alimentos e bebidas com um pH inferior a 5. Quanto menor o pH, maior a acidez: alimentos altamente ácidos e bebidas incluem refrigerantes diet (de 2,9 a 3,7), morango (3.5) e molho barbecue (3.7). Segundo o estudo, 19 dos 20 pacientes melhoraram com a dieta de baixa acidez, e três ficaram totalmente assintomáticos.
A autora do estudo foi Jamie Koufman, especialista em distúrbios da voz e refluxo da laringe e faringe (o tipo associado com rouquidão). Ela defende uma dieta com baixo teor de ácido em seu novo livro, "Libertando o ácido: o livro de cozinha da dieta e cura do refluxo".
Drogas contra refluxo têm foco em neutralizar ou reduzir o ácido produzido no estômago. Mas, enquanto o ácido do estômago é um fator, a Dra. Koufman diz, o verdadeiro culpado, para muitos pacientes, é a pepsina, enzima digestiva que pode existir no esôfago. Nesses pacientes, não é suficiente acabar com o ácido dentro do estômago.
- Depois de ter pepsina no tecido, o acréscimo de ácido é igualmente prejudicial -, disse ela.- Quando você bebe um refrigerante e tem dor no peito, pode ser porque o ácido veio do estômago ou porque o ácido veio de cima, do refrigerante.
Comer alimentos de baixa acidez reequilibra a dieta: quanto menos alimentos de alto teor de acidez, melhor. A escala de pH vai de 0 a 14. Água destilada tem um pH de cerca de 7 e é considerada neutra.Mas quando se trata de dieta a acidez aumenta em dez vezes a cada redução do número pH todo. Um alimento com um pH de 4 é 10 vezes mais ácido que outro com um pH de 5. (o pH ácido do estômago é de 1 a 4).
Alimentos processados são particularmente ácidos por causa das regras industriais, que exigem alta acidez como conservante. E, segundo a médica, o aumento do consumo desses alimentos coincide com um aumento impressionante no câncer de esôfago, causado pelo refluxo ácido crônica.
Para aliviar a azia e sintomas de refluxo, a Dra. Koufman sugere uma dieta que restrinja, por pelo menos duas semanas, qualquer alimento com pH inferior a 5 - isto significa nenhuma fruta, exceto melões e bananas, alguns tomates e cebolas, e não mais a abundância de vegetais, grãos integrais e peixe ou aves, sem pele. A dieta alcalina inclui bananas (5.6), brócolis (6,2) e aveia (7,2).
Alguns alimentos devem ser eliminados por outras razões, que não a acidez. Independentemente dos níveis de pH, alto teor de gordura de carnes, produtos lácteos, cafeína, chocolate, bebidas gasosas, frituras, álcool e balas são fatores conhecidos por agravar os sintomas de refluxo. De outros alimentos, incluindo o alho, nozes, pepinos e pratos muito condimentados, também podem desencadear o refluxo.
Para as pessoas que não têm refluxo grave, a Dra. Koufman sugere uma dieta de "manutenção", com alimentos de pH não inferior a 4, que permite ítens como maçãs, framboesas e iogurte.
Ela observa que a dieta é quase radical, e que é consistente com as recomendações de vários grupos de médicos sobre comer uma dieta rica em vegetais e grãos integrais e cortar carnes e alimentos gordurosos. Ainda assim, muitas pessoas com dieta relativamente saudável podem comer alimentos de alto ácido, como refrigerante diet ou suco de frutas cítricas. Ela diz que quando as pessoas aprendem o básico sobre o equilíbrio entre meio alcalino e meio ácido aprender a controlar a dieta, de forma relativamente simples.
- Este é um processo de tentativa e erro -,
O Globo

Nenhum comentário: