11.08.2011

MELHORE A APARÊNCIA COM A ALIMENTAÇÃO

Melhore a aparência com a alimentação

Escolha bem os alimentos e mantenha seu físico saudável.

Celulite, estrias, pele ressecada ou oleosa demais e, ainda, flácida! Cabelos fracos e sem brilho, unhasquebradiças... Sem contar as espinhas e as linhas de expressão! Aprenda a acabar com tudo isso por meio de uma boa nutrição.
De acordo com a nutricionista Débora Fernanda Basso, o aspecto físico de nossa pele, olhos, cabelos e unhas, reflete o estado do nosso organismo e a saúde de nossas células. "A falta de cuidado com a alimentação exige mais dos órgãos chave como fígado, intestino, rins. Isso dificulta o processo de desintoxicação do corpo que, em consequência, retém mais líquido, aumenta a oxidação celular relacionada ao envelhecimento precoce e aumenta o depósito de gorduras, dificultando o emagrecimento", explica Débora.

Para os casos em que a genética ajuda a complicar os problemas, cuidar da alimentação é mais uma demonstração de que a nutrição também pode fazer a diferença, principalmente no tratamento estético. "Atualmente, é difícil viver sem interferência da poluição, consumo excessivo de alimentos industrializados, corantes, conservantes, realçadores de sabor, estresse... Por isso, o cuidado com a alimentação pode neutralizar tantas ações negativas", esclarece a nutricionista.
Escolher os alimentos alvos que farão parte de seu cardápio; avaliar a necessidade de suplementação de nutrientes suprindo a carência do organismo; associar fitoterapia à nutrição, utilizando as plantas medicinais em forma de chá, extratos ou tinturas de acordo com a necessidade e observar a quantidade e qualidade dos líquidos ingeridos, são alguns dos elementos que fazem parte de uma nutrição adequada para colher bons frutos para a saúde estética.
Além dos benefícios que a alimentação traz para a saúde estética, ressalta-se o ganho de bem estar geral, do bom funcionamento dos órgãos, prevenindo doenças como diabetes, hipertensão, problemas hepáticos, renais entre outros.
Conheça alguns dos principais alimentos que ajudam a manter a saúde estética em dia.
Aveia: rica em silício, responsável por reorganizar as fibras de sustentação da pele. Regula o metabolismo de vários tecidos, principalmente ossos, cartilagens e tecido conjuntivo. Uma das suas principais funções é a síntese de colágeno.
Algas: fonte de iodo que equilibra o trabalho da glândula tireóide, evitando flutuações hormonais. Possui ação hidratante, cicatrizante, lipolítica, energizante cutâneo e antioxidante.
Arroz integral: rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais importantes para o tecido como o magnésio e cromo. Favorece a digestão e o funcionamento do intestino.
Castanha-do-Pará: fonte de selênio, importante antioxidante que atua contra o envelhecimento celular.
Folhas verde-escuras: fonte de clorofila, são alcalinizantes, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.
Lima-da-pérsia: atua principalmente no sistema linfático, reduzindo edemas além de ter um papel fundamental na desintoxicação do fígado.
Missô (pasta de soja fermentada): conhecido como fonte de probióticos naturais, que favorecem o intestino, além de ajudar a desintoxicar e desinchar.
Água: não poderíamos fechar esta matéria sem falar sobre a água! Responsável pelo equilíbrio celular, manutenção da temperatura corporal, promove melhor absorção dos nutrientes e  funcionamento intestinal adequando.

Nenhum comentário: