3.04.2012

A cura pelas plantas

Folhas, raízes, bulbos, tubérculos e flores usadas no dia a dia com poderes medicinais.
ABÓBORA Cucurbita pepo
Propriedades: Adstringente, laxante, diurética, alcalinizante. A decocção da polpa é indicada nos casos de diarréia e gases; o sumo da polpa para prisão de ventre. O cataplasma das folhas são indicadas em casos de queimaduras, inflamações e dores de ouvido. É um excelente vermífugo, principalmente para crianças. É tônico para o cérebro, fígado, rins e intestinos
ACELGA Beta vulgaris var. cicla
Propriedades: Laxante, emoliente, tônico estomacal, anti-reumática, estimulante das funções cerebrais. São usadas contra cálculos da vesícula e suas folhas como cataplasma em furúnculos e feridas. Quando misturada em partes iguais com o suco do agrião, combate os cálculos biliares (toma-se 1 copo em jejum).
ALFACE Lactuca sativa
Propriedades: Laxante, eupéptica, mineralizante, desintoxicante, diurético, anti-ácido, anti-reumático e sonífero. É utilizada como calmante e como base para produtos de beleza (rejuvenescedores). É útil também contra a insônia, excitação nervosa, palpitações, reumatismo, hipocondria e conjuntivites.
ALFAFA Medicago sativa
Propriedades: Analgésico, diurético (frutos) e antiespasmódico.  É uma das plantas mais usadas pela indústria para a obtenção da vitamina K e clorofila. É indicada nos casos de anemia e deficiência em vitamina K e cálcio. Nesses casos, usa-se o chá e o suco das folhas.
Toxicologia: Quando consumida fresca causa distúrbios tais como inchações e inflamações internas.
ALHO Allium sativum
Propriedades: O alho é uma erva medicinal poderosa para o tratamento em uma infinidade de problemas de saúde. É uma das mais efetivas plantas com poder antibiótica, agem em bactérias, vírus e parasitas. Também ataca muitas infecções, incluindo aquelas do nariz, garganta e tórax. Alho é também conhecido por reduzir colesterol, ajuda desordens do sistema circulatório, tal como pressão alta, e abaixa níveis de açúcar no sangue, é muito útil em casos de diabetes. Antibiótico, expectorante, diaforético, hipotensivo, antiespasmódico, expele vermes.
AÇAFRÃO Crocus sativus
Propriedades: Açafrão é usado como um preventivo para doença de coração, e previne a formação de colesterol. Também é usado para acalmar as membranas do estômago e cólon. Não deve ser tomado em doses grandes, nem deve ser tomado por mulheres grávidas, pois é planta venenosa e sempre deve ser tomado sob consulta. Sedativo e antiespasmódico, estimulante difusivo, emenagogo, antiespasmódico.
AGRIÃO Nasturtium officinalis
Propriedades: Estimulante, depurativo, tonificante, vermífugo, cicatrizante e balsâmico. Combate o escorbuto, cálculos renais, gota, artrite, reumatismo e gases intestinais. O chá das folhas é diurético e indicado como emplasto no pescoço, junto com a argila, para curar a glândula tireóide.
Toxicologia: Quando usado em excesso provoca irritação no estômago e vias urinárias.
AIPO Apium graveolens
Propriedades: Mais familiar como um legume que como uma erva medicinal, aipo encontra seu uso principal no tratamento para reumatismo, artrite e gota. Contendo apiol, as sementes são também utilizadas como um anti-séptico urinário. Aipo é bom para a limpeza do intestino, é diurético, e as sementes são utilizadas especificamente para problemas de artrite. As sementes também têm uma reputação como um carminativo e como um tranqüilizante de efeito moderado. Os talos são menos significantes medicinalmente. Anti-reumático, antiespasmódico, diurético, anti-séptico das vias urinárias.
ASPARGO Asparagus officinalis
Propriedades: Pode ser usado na forma de decocção contra problemas do coração e é diurético, usando-se 50g de raiz para 1 litro de água, sem açúcar e entre as refeições. Contra a obesidade pode ser fervida 50 g de raiz em 3/4 de água e bebida durante o dia.
BERINJELA Solanum melongena
Propriedades: Oxidante, remineralizante, alcalinizante, calmante, resolutiva, diurética, emoliente(folhas),digestiva.  Reduz a ação de gorduras no fígado e diminuir o colesterol. Diminui o colesterol, combate a inflamação dos rins e uretra, as enfermidades do fígado e estômago. Suas folhas servem para o preparo de cataplasmas para queimaduras, abcessos e herpes. O suco do fruto é bom diurético.
BETERRABA Beta vulgaris
Propriedades: anti-anêmico, tônico cardíaco, diurético e anti-reumático.  Combate inflamações, estresse, a anemia, facilita a digestão, regula os intestinos e controla a cor do sangue. O chá das folhas é ótimo para anemia. O tubérculo é alimentício.


A CURA PELAS ERVAS

As ervas medicinais, munidas de inumeras caracteristicas, são usadas há muitos séculos pelo homen a fim de obter a cura para uma diversidade de males. Confira as formas mais indicadas para aproveitar todos os beneficios que a natureza lhe pode oferecer.

CHÁ

A maneira mais tradicional de usar as ervas é por meio de ingestão de chás, que facilitam a absorção das substâncias curativas pelo organismo. Deverá lavar sempre bem a planta que escolheu e despejá-la em água a ferver. depois, tape o preparado por cerca de 10 minutos para realizar a infusão. Coe e beba o liquido morno. Se preferir, tome o chá gelado, que também ajuda a refrescar nos dias mais quentes.


COMPRESSAS

Geralmente usado para curar dores, este método consiste em molhar um pedaço de pano de algodão ou linho num chá bastante concentrado e quente da erva escolhida. Torça o pano levemente para tirar o excesso do liquido e coloque-o sobre o locar da dor, fazendo uma leve pressão. Quando o chá esfriar, reaqueça-o e repita o procedimento.


BANHOS

Seu poder de cura é conhecido desde a antiguidade. As ervas devem ser imersas em água limpa e fervida por cerca de 5 minutos. Depois, coe o preparado. Pode deitar o liquido sobre o corpo após o seu banho normal, de preferência, do pescoço para baixo.




DICAS:
* Antes de utilizar as plantas, informe-se bem, pois algumas podem ser tóxicas. Cuidado com alergias. Evite ervas ás quais o seu corpo pode ser sensivel.
* O ideal é preparar o chá minutos antes de bebê-lo. Não reaproveite infusões realizadas em dias anteriores.
* Os chás têm seu efeito acentuado quando são tomados antes de dormir ou em jejum. Sob essas condições, procure tomá-los mornos.

2 comentários:

Anonymous said...
Boa matéria, muito útil. Gosto muito de ervas medicinais , inclusive achei um site muito bom para tratamento com ervas medicinais o Link é: www.chamedicinal.com.br
João said...
Olá, tenho hábito de tomar chá antes de dormir, ja procurei em diversos locais mais nao obtive sucesso... gostaria de saber se amistura de chás tras algum risco, eu sempre coloco um sache de chá verde juntamente com outro de furtas vermelhas ou chá preto, ou camimila... sempre combino 2 chás... por favor me responda no joaoricardomt@hotmail.com obrigadoooo brilhante seu blog!

Nenhum comentário: