O caqui possui menos calorias que a banana! Confira mais detalhes sobre esta fruta.
Com relação às calorias do caqui, o nutricionista esclarece que 100g da fruta possui menos calorias do que 100 g de banana. “Podemos consumir sem medo, mas devemos consumir de 3 a 4 frutas ao dia e quanto mais variadas, melhor”, disse.
Sobre o consumo, o especialista diz que esta fruta pode ser ingerida em qualquer horário, principalmente nas pequenas refeições ou na sobremesa das grandes refeições. O nutricinaista ainda desmistifica a contraindicação da fruta para portadores da diabetes. “Existe a crença popular de que indivíduos diabéticos não devem comer o caqui, o que é um equivoca. O paciente deve comer a fruta, pois ela auxilia no controle da glicose no sangue. O consumo deve ser semelhante ao de um indivíduo não diabético”, disse Marcelo Borges, ressaltando que, como qualquer outro alimento, deve ser ingerido com moderação.
OUTONO: A ESTAÇÃO DAS FRUTAS
O outono chegou! Veja quais são as frutas da estação e alimente-se bem!
Veja alguns benefícios das frutas mais comuns da estação:
Abacate – Rico em vitamina C, o abacate é responsável por dar mais elasticidade à pele. Esta fruta também contém gorduras monoinsaturadas e fibras, que auxiliam no controle do colesterol e do sistema circulatório. Além disso, é rico em potássio, vitamina B6, magnésio e ferro. Porém, é muito calórico e o seu consumo deve ser bastante moderado! É indicado para fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames.
Banana – Conhecida por ser rica em potássio e combater as câimbras musculares, a banana possui também taxas elevadas de ferro, cálcio e vitamina A, B6, B12 e C. Ainda protege contra doenças cardíacas, pois mantém o equilíbrio de líquidos e evita o acúmulo de placas nas artérias. Age também como antiácido, podendo ser consumida em caso de azias ou úlceras.
Caqui – Possui as vitaminas A, B1, B2 e C que contribuem para a manutenção da boa visão, ainda é rica em cálcio, ferro e proteínas. Traz diversos benefícios à pele e auxilia nos processos cicatrizantes.
Maracujá – Conhecida por seu poder calmante, esta fruta possui alto valor nutritivo, contendo vitamina C, que contribui para a resistência dos vasos sanguíneos e evita a fragilidade dos ossos e dentes. Também contém vitaminas do complexo B que auxiliam o aparelho digestivo e nervoso e ainda evitam a queda dos cabelos. O maracujá é rico em cálcio, fósforo, e ferro, que contribui na boa formação do sangue.
Mexerica / Tangerina - Fontes de vitaminas A, B e C, possui cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. Além dos benefícios da vitamina C no desenvolvimento dos dentes e ossos, esta vitamina associada a alimentos que contenham ferro, auxilia a absorção desta pelo organismo.
A HORA CERTA DE COMER CADA FRUTA
Sugestões perfeitas para a sua dieta!
No café da manhã
Aposte na diversidade e aproveite para comer as mais calóricas, já que você terá tempo suficiente para gastar os excessos.
Sugestões: vitamina de açaí ou banana, mamão com cereal, salada de frutas que contenha manga ou abacate.
No lanche da manhã
Neste caso, a melhor opção é apostar nas frutas que dão saciedade, que tapeiam o estômago, mas que não contenham tantas calorias quanto as consumidas no desjejum.
Sugestões: 1 cacho de uva, caqui, pêssego.
Depois do almoço
O segredo é consumir as frutas que ajudam na digestão, que têm pouca caloria e um sabor mais agradável, para substituir a sobremesa.
Sugestões: 1 fatia de abacaxi, maçã, morango .
Depois do jantar
Você deve optar pelas frutas mais leves e pouco calóricas.
Sugestões: ameixa, carambola, lima da pérsia, tangerina.
FRUTAS MAIS CALÓRICAS
Confira uma lista com as 10 frutas mais calóricas!
Porções de 100 gramas
1. Açaí: 247 calorias
2. Abacate: 162 calorias
3. Banana maça: 114 calorias
4. Pera 98 calorias
5. Cereja: 96, 9 (em calda essas calorias vão às alturas: 252,9)
6. Banana nanica 87 calorias
7. Uva vermelha 79 calorias
8. Caqui chocolate: 74,4 calorias
9. Manga rosa 70,3
10. Maçã vermelha 64 calorias.
Para acertar na escolha das frutas a nutricionista Lilian Assis tem uma dica: “O ideal é fazer porções menores para o consumo de frutas como essas. E as pessoas não podem esquecer que estas calorias não incluem o açúcar que muitos adicionam a frutas como o abacate, que tem sabor salgado”.
FRUTAS QUE EMAGRECEM
Inclua estas opções no seu cardápio e acelere a sua dieta!
Maracujá
Contém pectina, uma substância que, quando ingerida, mistura com a água do estômago e forma um gel viscoso. Este gel é capaz de prolongar a sensação de saciedade e, ainda, impedir parte da absorção dos açucares e das gorduras pelo organismo!
Melancia
A melancia é uma fruta rica em água e, por isso, causa uma sensação de satisfação mais intensa no nosso organismo. Além disso, é uma fruta que quase não tem calorias e possui um sabor irresistível.
Laranja
Ela é barata e muito eficiente no auxilio ao funcionamento do nosso organismo. Por conter grande quantidade de fibras, a laranja faz bem à pele e atua diretamente na luta contra aquela barriguinha indesejada!
Limão
É uma ótima fonte de ácido cítrico, substância que aumenta o pH do sangue e outros líquidos corporais, acelerando, assim, o nosso metabolismo. A vantagem desta fruta é a sua versatilidade, já que pode ser usada em sucos, pratos doces e salgados.
Mamão
É uma das melhores opções na luta contra o intestino preguiçoso. O mamão contém poucas calorias e é, também, um ótimo antioxidante, prevenindo o envelhecimento e acelerando o nosso metabolismo.
Melão
É rico em água e, apesar de muitas pessoas não saberem, é a melhor fruta quando se trata do funcionamento do intestino. Sem contar que é responsável pelo aumento da sensação de saciedade.
A cor dos alimentos: Como cada uma delas influencia a sua saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário