4.24.2012

Psicotécnico: Cuidado com as respostas prontas


Exame psicotécnico: o melhor é não se preparar

Profissional experiente sabe identificar quando o candidato dá respostas prontas

O Globo, com informações do El Clarín
RIO - Mandado o currículo e feita a primeira entrevista para uma vaga de emprego, você é chamado para um teste psicotécnico, onde um profissional irá avaliar certos aspectos de sua personalidade. E agora, como se preparar para esta etapa do processo de seleção? Em primeiro lugar, nada de planejar suas respostas. E, durante o teste, de maneira alguma tente “adivinhar” o que o avaliador pensa e por conta disso dar uma “resposta certa”. Acredite, não é tão fácil quanto parece “enganar” um psicólogo.
Segundo artigo publicado no site do jornal argentino El Clarín, hoje, há inúmeras páginas da web que expõem as técnicas mais administradas em um teste psicotécnico ou em uma avaliação psicolaboral, que até chegam a fornecer respostas prontas para serem dadas pelos candidatos. No entanto, engana-se quem acha que seguir piamente essas instruções é a melhor maneira de conseguir a vaga, diz Silvana Santoro, diretora do Centro de Psicologia Clínica, Trabalhista e Forense, em entrevista ao jornal.
“A avaliação psicolaboral é um processo e, como tal, é avaliada de forma global, onde cada uma das partes que o compõem está em concordância com a outra. Um profissional experiente sabe identificar quando um candidato dá respostas preparadas e sabe como pressioná-lo para que mostre aspectos mais genuínos de sua personalidade’’, acrescenta Silvana.
Clique aqui e saiba mais sobre o teste psicotécnico
Para a consultora, o mais conveniente é que o candidato não se prepare com antecedência para o psicotécnico. A recomendação é que se mostre tal como realmente é, para que o profissional possa avaliar suas habilidades e ver se elas encaixam no cargo oferecido.
Serão avaliados itens como atenção, personalidade, agressividade, confiança, instabilidade emocional e raciocínio lógico, entre outros. Ouça com atenção as instruções do aplicador — o ideal é que você não precise pedir para que ele repita — e só faça o que lhe for pedido. Nem pense em deixar o papo enveredar para questões pessoais. E lembre-se que o profissional não está ali para julgar o candidato, mas sim conhecê-lo e avaliar suas capacidades para desempenhar determinado posto.
Caso depois do psicotécnico não seja selecionado, o profissional não deve pensar que fez tudo errado, mas sim que seu perfil não estava de acordo com o que a empresa buscava naquele momento, aconselha Silvana.
Veja algumas recomendações que devem ser levadas em conta por quem vai enfrentar uma avaliação psicotécnica:
- Não se preparar com antecedência para o psicotécnico.
- Administrar a ansiedade e tentar fazer com que ela não te domine.
- Prestar atenção às perguntas do profissional, para que ele não tenha que repetí-las;
- Não falar de questões pessoais que não tenham sido perguntadas, já que podem ser poucos pertinentes ao motivo do teste.

Saiba mais sobre o exame psicotécnico:

Habilidades, destrezas e características da personalidade das pessoas são avaliadas

Links psicotécnicoEm que consiste o teste psicotécnico?
- Normalmente, o psicotécnico consiste de uma entrevista e de alguns testes de avaliação psicológica. Geralmente, é feita uma entrevista por competências, ou seja: são avaliadas habilidades, destrezas e características de personalidade. Depois, essas informações são comparadas com as obtidas nas técnicas. Os testes são escolhidos de acordo com a idoneidade e critério do profissional - em função das competências a serem avaliadas - ou às áreas de aplicação do psicotécnico, isto é, o que motiva o seu pedido.
 
Por que são realizados exames psicotécnicos?
- Existem duas situações que podem motivas o pedido de um psicotécnico. São elas:
a) Avaliação dos funcionários atuais: avalia as competências dos colaboradores que já trabalham na empresa para desempenhar uma função sênior. Este tipo de avaliação é comum para a possibilidade de promoção e é normalmente chamada de avaliação potencial.
b) Avaliação de futuros empregados: é o mais comum e corresponde à área de recrutamento. Bem utilizada, é uma ferramenta confiável para facilitar a incorporação de um funcionário na organização.
O que é avaliado em uma psicotécnico?
- É avaliada a capacidade laboral de uma pessoa para desempenhar as funções de um determinado cargo. Neste sentido, são levadas em conta as características da cultura da organização ou empresa onde vai realizar o trabalho. Este tipo de testes ou avaliações são realizadas por um profissional da área de psicologia.
É preciso deixar claro que não é feita uma avaliação da pessoa, mas sim algumas variáveis relacionadas a sua personalidade no trabalho. As variáveis comumente avaliadas em um teste psicotécnico são:
- variáveis cognitivas ou de rendimento intelectual - tipo de inteligência, memória, atenção e concentração, velocidade de execução, organização, planejamento etc.
- variáveis de personalidade - são avaliadas as características de personalidade esperadas em função do trabalho que a pessoa irá desempenhar. Alguns dos aspectos podem ser autonomia, liderança, tolerância à frustrações, trabalho em equipe etc.
 


Nenhum comentário: