4.26.2012

“Cabelo Sombreado” - "Ombré hair"

O visual da atriz Jessica Biel, na foto, antecipa como vai ser o cabelo da moda: um degradê sutil de cores, que vão clareando da raiz em direção às pontas, e um corte em camadas delicadas (o que dá movimento e controla o volume).

Por Shâmia Salem
jessica biel
 

Sabe as mechas californianas, também chamadas de sun kisses, que fazem a cabeça das celebridades e garotas descoladas há mais de quatro verões? Pois agora elas saem de férias e dão lugar ao ombré hair, uma moda que está fortíssima lá fora e tem como ícone a atriz Jessica Biel. Ombré hair significa “cabelo sombreado” e faz jus ao efeito da técnica, que, verdade seja dita, é uma nova roupagem das mechas das surfistas da Califórnia. “A diferença é que no ombré hair a raiz é maior e a transição do tom escuro para o claro é mais sutil, o que deixa o resultado natural”, explica o cabeleireiro Michel Nakamura, do salão Hair Styles, em São Paulo. Branca Di Lorenzo, colorista do salão Crystal Hair, no Rio de Janeiro, acrescenta: “A técnica é democrática e pode ser usada em fios de todas as cores e texturas”.

Para copiar o look, é preciso levar em consideração a condição do cabelo. Segundo Michel Nakamura, os fios virgens são perfeitos, pois com poucas mechas já chegam ao efeito esperado. Já os coloridos necessitam de descolorante, afinal, tinta não clareia tinta. Seu cabelo já tem mechas marcadas? Então, basta suavizá-las com tinta permanente ou tonalizante as partes próximas da raiz e ganhar o efeito sombreado. O mesmo vale para os fios descoloridos – a diferença é que, depois de escurecer a raiz, o profissional tem que criar um degradê com tinta no comprimento e nas pontas. Seja qual for o seu caso, como a ideia é ter esse look despojado de raiz escura e pontas claras, o retoque pode ser feito a cada quatro ou seis meses – melhor para você que economiza tempo e dinheiro e ainda preserva a maciez e o brilho dos fios.

O corte que cai bem
O cabelo de Jessica Biel foi cortado em camadas, com as mechas elevadas a um ângulo de 60 graus. Tudo para que elas se “encaixem” umas nas outras e não fiquem marcadas nem volumosas demais no topo da cabeça. Para acompanhar o movimento do cabelo, a franja foi cortada a partir do nariz. “Tomando esses cuidados, o corte cai bem nos finos, que ainda dão uma encorpada, e nos ondulados, que têm as ondas valorizadas no melhor estilo Gisele Bündchen. Já os crespos precisam de um relaxamento suave antes de fazer o ombré hair, senão eles vão ficar com outro efeito. Bonito, claro, mas com aspecto de mechas californianas”, avisa o cabeleireiro Michel Nakamura.

Toque de glamour Usar finalizador é o caminho mais fácil para dar um up imediato no visual. E como o liso-chapado está fora de moda, a sugestão é criar um ondulado no melhor estilo praiano. Para isso, espalhe o equivalente a uma moeda de 10 centavos de pomada ou mousse à base de água nas mãos, amasse os fios e deixe-os secar naturalmente. “Quando o cabelo estiver 90% seco, pegue algumas mechas grossas, torça-as e passe o secador para criar ondulações largas parecidas com as da Jessica Biel”, ensina Michel Nakamura.

Mais hidratação
A cabeleireira Branca Di Lorenzo faz o alerta: “Como o ombré hair é feito com química ou tintura, é importante os fios serem hidratados regularmente para manter o brilho e o sombreado”. Sendo assim, o cabeleireiro Rodrigo Pasqualini, do Salão da Praia, no Rio de Janeiro, indica lavar a cabeça com xampu para cabelos coloridos ou danificados; usar creme de tratamento duas vezes por semana no lugar do condicionador; e realizar uma hidratação profunda no salão, pelo menos, a cada 30 dias.
Fotos: Carlos Alvarez/Stringer, Jefrey Mayer/Contributor, AFP PHOTO/Gabriel Bouys, divulgação, André Schiliró.

Leia também  

Nenhum comentário: