APRENDA A CUIDAR DAS LENTES DE CONTATO EM NOVE PASSOS
Lente de contato é um assunto sério. O certo seria dizer que só quem usa, sabe. Mas, há quem, por falta de informação ou tempo, não age corretamente com relação aos cuidados que devem ser tomados com as lentes de contato. Segundo um estudo, publicado na revista Optometry and Vision Science, apenas 2% dos usuários de lentes seguem as recomendações.Ainda segundo o estudo, quando se trata da higiene das lentes de contato, enquanto mais de 80% das pessoas acreditam fazer a limpeza das lentes de forma apropriada. De acordo com o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO), em São Paulo, os erros mais comuns, em termos de higiene, são tomar banho, nadar e dormir usando as lentes, além de utilizá-las por mais tempo do que deveriam. Outro erro é "completar" a solução de limpeza, ao invés de usar solução nova, a cada dia, e nunca ou raramente substituir o estojo das lentes.
“Isto é particularmente comum com lentes aprovadas para uso temporário, por duas semanas, por exemplo. Muitas vezes, as pessoas chegam a usá-las por três semanas ou até um mês, o que pode causar problemas”, alerta o especialista.
Para evitar o risco de complicações como, por exemplo, a conjuntivite, a também oftalmologista, Sandra Alice Falvo, dá algumas dicas de como cuidar das lentes de contato. São elas:
Sempre use água e sabão para lavar as mãos e as seque com uma toalha que não solte fiapos, antes de manusear as lentes;
• Tente evitar o contato entre as suas lentes e a água;
• Não lave ou armazene suas lentes em estojos que contenham apenas água, mesmo que ela seja limpa ou filtrada;
• Nunca limpe suas lentes com a sua saliva;
• Solução salina e colírio não são destinados a desinfetar as lentes de contato;
• Descarte suas lentes antigas e use um novo par, de acordo com o cronograma fornecido pelo seu oftalmologista;
• Limpe devidamente suas lentes de contato antes de armazená-las. Esfregue as lentes com os dedos e, em seguida, enxágue-as com a solução apropriada para limpeza;
• Lave o estojo das lentes de contato com a mesma solução e não com água;
• Permita que o estojo seque com o ar;
• Substitua seu estojo de lentes de contato a cada três meses.
Problemas na pálpebra podem prejudicar o uso das lentes de contato
Dicas para descansar a visão e evitar olhos secos
Conjuntivite infantil merece atenção redobrada
Nenhum comentário:
Postar um comentário