1.06.2013

Bebeu e comeu demais ...

Dieta à base de sucos, chás e frutas promete acelerar a desintoxicação do organismo.

Dieta detox: publicada na década de 1940, a dieta à base de líquidos promete eliminar as toxinas do corpo
Dieta detox: publicada na década de 1940, a dieta à base de líquidos promete eliminar as toxinas do corpo (Thinkstock)
  Bebidas alcoólicas e alimentação em excesso — muitas vezes bastante gordurosa — podem levar a uma sensação de inchaço, à desidratação e até mesmo a uma certa indisposição. Para desfazer os reveses dos dias de banquete, muita gente aposta na famosa dieta detox, ou dieta desintoxicante. O objetivo do regime é ingerir apenas alimentos que acelerem o processo de limpeza do organismo, desintoxicando rins, fígado e intestino..
Elaborada na década de 1940 pelo nutricionista americano Stanley Burroughs, a dieta Master Cleanser consiste numa alimentação à base de chás e sucos de limão e pimenta. É proibida a ingestão de quaisquer outros alimentos, já que só assim se consegue desintoxicar de maneira eficaz o corpo, e eliminar gorduras excessivas. Uma nova versão da criação de Burroughs foi publicada em 2004, nos Estados Unidos, por Peter Glickman, especialista em medicina alternativa. No livro Lose Weight, Have More Energy & Be Happier in 10 Days (Perca peso, tenha mais energia e seja mais feliz em 10 dias, em tradução livre, sem edição em português) Glickman indica a dieta para desintoxicar e livrar o organismo de metabólitos indesejáveis. Até então não muito conhecida, a dieta teve adesão de celebridades de Hollywood. Artistas como Beyoncé, Demi Moore e Ashton Kutcher, não só fizeram de Peter Glickman um autor de sucesso (seu livro hoje está na terceira edição), como também ajudaram a divulgar a nova dieta mundo afora.

Suando toxinas

O projeto de desintoxicação do organismo não tem, se restringido às dietas. Há quem aposte em exercícios físicos para ajudar a eliminar as toxinas indesejadas, o mais importante é suar, e quanto mais melhor. Isso porque as toxinas são eliminadas pelo suor.

 Além do cardápio de Glickman, diversas versões da dieta detox são usadas e vendidas atualmente. Há quem aposte em alimentos mais ácidos, apenas em frutas e verduras, em suplementos que prometem acelerar o organismo ou apenas líquidos. Com duração de uma semana em média, todas elas pregam, no entanto, que se mantenha distância de corantes, conservantes, carnes vermelhas e açúcares.
 No cardápio de Glickman, a adição de pimenta pode até levar a uma dilatação dos vasos sanguíneos e, assim, ajudar na circulação e eliminação das toxinas. Mas fígado e rins continuam funcionando em suas voltagens regulares.

Riscos — Os riscos de se fazer uma dieta extrema, como a detox, são diversos. Seguir um cardápio líquido, por exemplo, pode levar à perda excessiva de potássio e de outros minerais. Já uma dieta com índice calórico muito baixo — também o caso da detox — pode ser responsável ainda por mudanças inesperadas no metabolismo. Entre elas, está o desequilíbrio nos níveis de insulina circulantes no sangue e a queima de carboidratos armazenados no fígado e nos músculos.
Procure ajuda de um nutricionista e tambem  de um endocrinologista 

Nenhum comentário: