1.11.2013

Fumo passivo aumenta risco de formas graves de demência

Fumo passivo aumenta risco de formas graves de demência

Metade da população chinesa está exposta ao fumo do tabaco no dia-a-dia e o país é um dos que possui mais habitantes com demência em todo o mundo.

Um estudo feito com 6.000 pessoas na China indica que o fumo passivo eleva o risco de sofrer de formas graves de demência.
A exposição ao fumo do cigarro é conhecida por causar doenças respiratórias e cardiovasculares. Mas havia pouca evidência sobre a sua associação com a demência – condição que engloba doenças como a de Alzheimer.
O estudo, publicado no jornal Occupational and Environmental Medicine, envolveu cientistas do King´s College, de Londres, e da Anhui Medical University, da China, além de investigadores dos EUA.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 11% da população mundial está protegida por leis anti-tabaco.
A China é um dos países com maior consumo de tabaco no mundo, com cerca de 350 milhões de fumadores. Desde 2006, o país tem promovido o ambiente livre do tabaco em hospitais, escolas e noutros locais públicos, mas a implementação ainda não é global.
Estudos mostram que cerca de metade da população chinesa está exposta ao fumo do tabaco no dia-a-dia. E o país é um dos que possui o número mais alto de pacientes com demência no mundo.
O médico Ruoling Chen, da King´s College de Londres, e os seus colegas entrevistaram pessoas com mais de 60 anos de comunidades urbanas e rurais de cinco províncias chinesas. Eles descobriram que 10% do grupo tinha formas graves de demência e a associação com a exposição ao tabaco foi significativa.
Segundo o pesquisador, o aumento do risco de demência grave em fumadores passivos é similar ao de doenças do coração – sugerindo que é preciso tomar medidas preventivas urgentemente, não só na China como noutros países.

Nenhum comentário: