Os compactos C3, da Citroën, e o 208, da Peugeot, poderão ser equipados com sistema que usa motor a combustão associado a um sistema de ar comprimido
O compressor de ar entra em ação em trajetos
urbanos, em velocidades de até 70 km/h
-Algo que parecia improvável pode virar
realidade nos próximos três anos: um carro
movido a ar. Na verdade, é um protótipo híbrido,
desenvolvido pelo grupo PSA Peugeot Citroën
em parceria com a empresa alemã Bosch, e que
utiliza um motor a combustão, de três cilindros, movido
a gasolina, associado a um sistema de ar comprimido
em vez de um gerador a eletricidade
.
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Batizada de Hybrid Air, a tecnologia permite o funcionamento dos dois dispositivos de forma independente ou atuando em conjunto, com o bloco a gasolina sendo auxiliado pela propulsão a ar. O modo a combustão é indicado para percursos em estrada, em que a velocidade é constante e o motor atua em baixas rotações. O compressor de ar entra em ação em trajetos urbanos, em velocidades de até 70 km/h, sem que haja emissão de gases poluentes. O modo combinado, por sua vez, é indicado para acelerações, subidas de ladeira ou situações em seja necessária potência adicional.
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O sistema de ar comprimido usa dois tanques de armazenamento, um grande e de maior pressão, sob o assoalho, entre os eixos dianteiro e traseiro; e outro menor, sob o porta-malas. Para injetar o ar no motor, o sistema usa a energia elétrica gerada em frenagens para pressurizar o tanque maior. O ar, por sua vez, aciona um motor hidráulico, que auxilia o bloco a gasolina por meio de um conjunto de engrenagens.
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De acordo com a PSA Peugeot Citroën, o Hybrid Air pesa cerca de 100 kg - metade de um sistema híbrido elétrico convencional - tem operação mais simples e não utiliza metais raros ou materiais difíceis de reciclar. A empresa quer equipar modelos como os compactos C3, da Citroën, e o 208, da Peugeot, a partir de 2016. A potência gerada, em ambos os casos, deve ficar entre 80 cv e 100 cv.
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