1.22.2013

Chuvas: alerta máximo na Baixada Fluminense

AGÊNCIA BRASIL
O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) decretou alerta máximo para a região onde ficam dois rios da Baixada Fluminense. Esse é o mais grave dos quatro níveis criados pelo instituto.
Devido à forte chuva que atingiu a área nas últimas horas, os rios Pavuna e Capivari, localizados nos municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti, atingiram pelo menos 80% do nível de transbordamento.
Mais 11 rios da Baixada estão em estágio de atenção, o terceiro dos níveis, devido à previsão de chuvas moderadas e fortes. Segundo o Inea, todos os rios na região serrana estão em estágio de atenção.
Várias ruas da capital fluminense ficaram alagadas, depois de um temporal no início da manhã desta terça-feira (22). De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteoroliga) deve chover mais ao longo do dia em áreas isoladas.

Chuva volta a causar deslizamento de terra e transtornos no Rio

A forte chuva que atingiu a região metropolitana do Rio na madrugada desta terça-feira voltou a causar deslizamento de terra e transtornos. Alagamentos e bolsões d'água deixaram o trânsito congestionado no centro e nas zonas norte e sul da capital.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram registradas 42 ocorrências entre as 17h30 de ontem e as 5h30 de hoje. Durante a madrugada, um deslizamento de terra bloqueou uma faixa da estrada Grajaú Jacarepaguá, na altura do km 2, no sentido Tijuca. Nenhum carro foi atingido. Até as 10h, a pista continuava interditada, mas os veículos passavam pela via lateral.
No início da manhã, havia bolsões d'água e alagamentos na Radial Oeste, no Maracanã (zona norte); na rua Haddock Lobo, na Tijuca; na 28 de setembro, em Vila Isabel; na avenida Brasil, altura de Manguinhos, na zona norte; na rua Cordeiro da Graça, em Santo Cristo, no centro; na rua do Catete e no Aterro do Flamengo, zona sul.
A SuperVia, concessionária que administra o transporte ferroviário, afirmou em nota que a forte chuva que atingiu a zona norte do Rio provocou alagamentos nas linhas férreas e, por isso, foram suspensas temporariamente a circulação dos trens do ramal Saracuruna. O trecho mais atingido foi Triagem-Manguinhos.
De acordo com a SuperVia, os passageiros foram avisados sobre o problema por meio do sistema de áudio das composições e técnicos da concessionária foram para o local para liberar a via para a circulação. No período da manhã, os trens que passam pela região ainda aguardavam ordem para prosseguir viagem.
A Prefeitura do Rio afirmou que não houve registro de mortes ou feridos nesta terça e a Defesa Civil continua em estágio de atenção. O Inmet informou que a previsão da meteorologia para a cidade é de tempo nublado e mais chuvas durante todo o dia. As temperaturas variam de 20ºC e 28ºC nesta terça-feira.

Nenhum comentário: