1.25.2013

DESCOBRINDO SEU LADO FORTE

Por mais simples ou complexo que seja, todo pensamento pode ser desmembrado em três componentes: imagem, som e sentimento. Quando você pensa no que comeu ontem no jantar ou pensa na teoria da relatividade de Einstein, não importa: seu pensamento pode ser desmembrado em imagem, som e sentimento. Esse é o “abc” do pensamento. 
                                                 
Só que esses componentes não se distribuem na mesma proporção. Há pessoas mais visuais, outras mais auditivas, outras mais cinestésicas. Isso quer dizer que as pessoas visuais precisam ver, pois é com imagem que elas processam informação. Daí a tendência de elas olharem mais para cima porque, como já vimos, é dessa forma que se ativa o campo visual de nosso cérebro.

Quando você está conversando com uma pessoa e, de repente, ela olha para cima, você pode não saber o que ela está pensando, mas sabe como está pensando – usando imagens. Já os auditivos processam informação ouvindo – e seus olhos, na maioria das vezes, vão buscar referências movimentando-se para os lados. Imagine um casal de namorados cujo homem seja predominantemente visual e a mulher predominantemente auditiva. Eles se encontram e ela diz: “Você não me ama mais”. Ele contesta: “Claro que eu amo você. Eu lhe dei relógio, aliança de brilhantes...” Ela não entende dessa forma: “É, mas você não diz que me ama”. Ou seja, se ela não ouvir isso, não se convence.
O terceiro grupo, dos cinestésicos, caracteriza-se por processar informação por meio de gestos, de expressões corporais – e seus olhos freqüentemente se direcionam para baixo e para direita. Observe um cinestésico e um visual conversando: um gosta de chegar perto, de tocar, enquanto o outro se afasta para poder ver, pois é assim que se sente melhor. Como resultado, a conversa deles muitas vezes começa num canto da sala e termina no outro... 
Então, agora, fazendo o exercício do final deste texto, você vai descobrir em que grupo você mais se enquadra – se no dos visuais, auditivos ou cinestésicos – e, a partir daí, uma grande melhoria poderá ocorrer nos seus resultados.
Fala-se muito em alunos com dificuldade de aprender, quando o caso quase sempre é de dificuldade de ensinar. Para motivar os alunos, todos os educadores deveriam ser poliglotas – ou seja, comunicar-se ao mesmo tempo com os visuais, os auditivos e os cinestésicos. Para os auditivos, teriam que falar variando o tom de voz: baixo, alto, grave, agudo, suave, enfático... E para os cinestésicos, teriam de andar pela sala, gesticular, chamá-los a participar.
Mas, infelizmente, só poucos professores conseguem ser assim. Então, cabe a você reconhecer seu canal predominante e explorá-lo ao máximo.
Sentar-se à frente, na sala de aula, é uma vantagem para os três: os visuais vêem mais, os auditivos ouvem melhor e os cinestésicos sentem-se mais participantes. Além, disso, é uma maneira de as interferências serem eliminadas na recepção daquilo que o professor está explicando. De qualquer forma, mesmo depois de ter descoberto seu canal predominante, você tem de saber que não pode explorá-lo a ponto de atrofiar os demais. É como um goleador: ele tem de saber chutar com os dois pés e ainda cabecear. Então, se você vê muito, procure ouvir mais, se você ouve muito, procure ver mais. E se você vê muito e ouve muito, procure fazer mais! (Ribeiro, 2003, 99-107).

Para saber se você é mais visual, auditivo ou cinestésico, responda a estas 20 perguntas, some as respostas e aplique a tabela.

1. Gostaria mais de estar fazendo este exercício:
(a) por escrito
(b) oralmente
(c) realizando tarefas


2. Gosto mais de ganhar presente que seja:
(a) bonito
(b) sonoro
(c) útil


3. Tenho mais facilidade de lembrar nas pessoas:
(a) a fisionomia
(b) a voz
(c) os gestos


4. Aprendo mais facilmente:
(a) Lendo
(b) Ouvindo
(c) Fazendo


5. Atividades que mais me motivam:
(a) fotografia, pintura
(b) música, palestra
(c) escultura, dança


6. Na maioria das vezes, prefiro:
(a) observar
(b) ouvir
(c) fazer


7. Ao lembrar um filme, me vêm à mente:
(a) as cenas
(b) os diálogos
(c) as sensações


8. Na férias, gosto mais de:
(a) conhecer novos lugares
(b) descansar
(c) participar de atividades


9. O que mais valorizo nas pessoas é:
(a) a aparência
(b) o que elas dizem
(c) o que elas fazem


10. Percebo que alguém gosta de mim:
(a) Pelo jeito de me olhar
(b) Pelo jeito de me falar
(c) Pelas suas atitudes


11. Meu carro preferido tem principalmente de ser:
(a) bonito
(b) silencioso
(c) confortável


12. Quando vou comprar algo, procuro:
(a) olhar bem o produto
(b) ouvir o vendedor
(c) experimentar


13. Tomo decisões com base, principalmente:
(a) no que vejo
(b) no que ouço
(c) no que sinto


14. Em excesso, o que mais me incomoda é:
(a) Claridade
(b) Barulho
(c) Ajuntamento


15. O que mais me agrada num restaurante:
(a) O ambiente
(b) A conversa
(c) A comida


16. Num show, valorizo mais:
(a) A iluminação
(b) As músicas
(c) A comida


17. Enquanto espero alguém, fico:

(a) Observando o ambiente
(b) Ouvindo as conversas
(c) Andando, mexendo com as mãos


18. Eu mais me entusiasmo quando:
(a) me mostram
(b) me falam
(c) me convidam para participar


19. Ao consolar alguém, procuro:
(a) Mostrar um caminho
(b) Levar uma palavra de conforto
(c) Abraçar a pessoa


20. O que me dá mais prazer:
(a) ir ao cinema
(b) assistir a uma palestra
(c) praticar esporte


Faça as contas


Some quantas vezes você indicou cada letra e multiplique por cinco. Aí, você terá os percentuais de quanto você é visual (A), auditivo (B) ou cinestésico (C).
A................vezes x 5 = ........%
B................vezes x 5 = ........%
C................vezes x 5 = ........%

 Fonte: Ribeiro, Lair. Como passar no vestibular. Belo Horizonte: Leitura, 2003, p. 104-107.

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