1.23.2013

Nova estrutura para o DNA humano


Uma nova descoberta pode revolucionar os estudos sobre biologia molecular.  Pesquisadores da Universidade de Cambridge descobriram que o DNA humano pode se estruturar em formato de hélice quádrupla, e não somente em hélice dupla, como descoberto na mesma universidade inglesa, em 1953, pelos cientistas Francis Crick e James Watson.
Segundo especialistas, a descoberta pode auxiliar no tratamento  de doenças como o câncer. O estudo foi publicado recentemente na revista “Nature Genetics” e revela que a estrutura nova é bem diferente da estudada por Crick e Watson, porém ainda é muito desconhecida. Apesar disso, os cientistas afirmam que a estrutura é mais comum em células que estão em processo acelerado de divisão, o que pode determinar se uma célula se tornará ou não cancerosa.

Há 50 anos – Crick e Watson modificaram radicalmente o rumo da ciência há cinco décadas. Graças ao conhecimento da estrutura do DNA (conhecido como “dupla hélice”), hoje, é possível estudar praticamente todas as doenças humanas, facilitando assim, o desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos.

Em 1990, foi iniciado o Projeto Genoma, que colocou a estrutura convencional do DNA no centro das atenções. Liderado por Watson, o projeto consistia em fazer o mapeamento dos genes existentes no DNA das células do corpo humano, além de determinar as sequências das 3 bilhões de bases químicas que compõem o DNA e armazenar essas informações em bancos de dados acessíveis aos cientistas.
  Aline Silva de Souza

Nenhum comentário: