Proteste analisou, com apoio de dentista, pastas de dente de diferentes marcas
Rio - Pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Proteste com marcas de creme dental indiciou o Colgate Total 12 como a que oferece a melhor relação custo-benefício, com 80% de aprovação, seguida pela Sensodyne Original. O objetivo era de indicar a melhor relação custo-benefício.Foto: Divulgação
A avaliação, feita em 2012, contou com 20 voluntários que, por 28 dias, usaram produtos das marcas Oral-B, Colgate e Sensodyne e relataram suas percepções a um dentista. Foram levados em conta a rotulagem, a tolerância do paciente ao produto, o grau de agressão da pasta à mucosa bucal e sua eficiência.
Os resultados mostraram que a Sensodyne Original foi a única que cumpriu todos os requisitos. Em relação à tolerância, a Oral-B Pro-Sensitive obteve bom desempenho, principalmente por diminuir o excesso de sensibilidade da gengiva de um dos pacientes. Colgate Total 12 e Sensodyne Rápido Alívio estão entre as menos agressivas para a gengiva e, no quesito sabor, a que menos agradou aos voluntários foi a Sensodyne Original.
Maria Inês Dolci, coordenadora da Proteste, aconselha o consumidor a se basear na pesquisa, apoiada em comparação feita por especialista, na hora de comprar seu creme dental. “Muitas pessoas compram sempre a mesma pasta, sem se perguntar se é realmente eficaz. Diante do estudo, pudemos mostrar que nem sempre o preço mais alto indica a opção mais adequada”, afirma ela.
Além da Colgate Total 12 e da Sensodyne Original, os cremes dentais Oral-B Pró Saúde e Colgate Sensitive Original também foram considerados “bons produtos”.
Dicas para os consumidores
Atenção à embalagem: três pastas da marca Colgate não continham a data de fabricação descrita no rótulo e duas pastas da Oral-B não divulgaram o lote.
O quesito sabor foi um dos mais influentes na opinião dos voluntários, o que fez com que a marca Sensodyne Original caísse de posição no ranking.
Foi coletado ainda o menor e o maior preço por 50g de cada um dos produtos no mercado. O Colgate Total 12, que acabou apontado como o melhor, foi o mais barato, a R$ 2,52 e o Colgate Pró-Alívio o mais caro, vendido a R$ 12,40.
Nenhum comentário:
Postar um comentário