8.02.2013

As noticias mais lidas nos jornais



  Ato contra Alckmin e Cabral tem tumulto na Paulista e 12 detidos (Nacho Doce/Reuters)  

Ato contra Alckmin e Cabral tem tumulto na Paulista e 12 detidos

1  Moradores da Rocinha se unem aos manifestantes do Ocupa Cabral
Moradores da Rocinha se unem a protesto na rua do governador Cabral, no leblon.
Moradores da Rocinha se unem a protesto na rua do governador Cabral, no leblon. Foto: Pedro Kirilos
RIO - Moradores da Rocinha, que protestam na noite desta quinta-feira contra o desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza, se reuniram na Avenida Delfim Moreira, no Leblon, com os integrantes do movimento Ocupa Cabral. A via continua interditada nos dois sentidos há cerca de duas horas, na altura da Rua Aristides Espínola, onde mora o governador.

Foto: Pedro Kirilos / Agência O Globo
Cerca de 300 pessoas iniciaram uma caminhada por volta das 21h40m, e seguiram pela Avenida Bartolomeu Mitre. No local, ônibus e carros tiveram de passar por dentro de um posto de gasolina para acessar a Avenida General San Martin. Na Rua Dias Ferreira, um cliente de um bar jogou um copo de cerveja nos manifestantes, gerando um princípio de tumulto. Por volta das 22h45m, os manifestantes retornaram à Delfim Moreira. Não há registro de confronto até o momento.
Antes, por volta das 20h40m, na Rocinha, cerca de 200 pessoas, com crianças à frente e escoltadas por aproximadamente 40 policiais militares, atravessaram o Túnel Zuzu Angel, seguiram pela Avenida Visconde de Albuquerque, que ficou temporariamente interditada no sentido praia, e chegaram à Delfim Moreira, por volta das 21h10m.

Foto: Marcelo Piu / Agência O Globo
A Autoestrada Lagoa-Barra foi liberada por volta das 21h30m, após ficar cerca de duas horas e meia interditada na altura da Rocinha. Equipes da CET-Rio e da Guarda Municipal atuaram no trecho, orientando os motoristas. O trânsito ficou muito lento na região. Related content
'Tragédia anunciada'
Para moradores da Rocinha, o desparecimento de Amarildo era uma tragédia anunciada.
- A gente já vinha denunciando esse policial desde fevereiro, quando recebemos a comissão de Direitos Humanos da Alerj. Esse caso do Amarildo foi uma tragédia anunciada. O Amarildo era o vinte centavos que faltava. A políccia na Rocinha não se preocupa em policiar, é pé na porta, é porrada. A associação de moradores é ameaçada e tem policial na porta para reprimir os moradores que querem denunciar - disse Eduardo Sousa, da associação de moradores da Rocinha e diretor de esporte da comunidade.
Pelo menos 60 policiais da UPP da Rocinha faziam a segurança na concentração, e seis deles ficaram no alto da passarela, observando a movimentação. Entre os presentes, muitas mães que perderam seus filhos em episódios parecidos com o sumiço de Amarildo. Uma delas era Deize Carvalho, do Conselho de Direitos Humanos do estado do Rio, que teve o filho, Andreu Luiz da Silva de Carvalho, morto por seis policiais em janeiro deste ano:
- Ele foi preso por furto no Degase, no dia seguinte foi torturado e morto por seis agentes que continuam trabalhando. Quebraram a mandí­bula dele e todos os ossos. Depois prenderam quem furtou de verdade, não foi o meu filho. Eu luto para que os mortos também tenham voz, sou a porta-voz do meu filho.

  1. 2
     Tubarão-tigre é capturado na praia de Copacabana
     
  2. 3
     Mulher nada completamente nua na Praia de Ipanema
     
  3. 4
     Modelo é encontrado morto em cachoeira de Guapimirim
     
  4. 5
     'Marcha das Vadias' protesta durante a JMJ em Copacabana pelo fim da 
    violência sexual
     

Nenhum comentário: