8.02.2013

Obesidade e sedentarismo são as principais causas da lombalgia

Perder peso e fazer atividade física é fundamental para evitar o problema

Obesidade e sedentarismo são as principais causas da lombalgia title=
Um problema que antes era muito comum em idosos está atingindo cada vez mais pessoas jovens. É a lombalgia, que se caracteriza pela dor na região lombar. Segundo o ortopedista Marcio Taubman, do Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo (Creb), no Rio de Janeiro, o sedentarismo e a obesidade são os principais motivos que fazem com que seja cada vez maior o número de jovens que procuram o consultório médico com lombalgia.

Segundo ele, as causas da lombalgia podem ser de origem degenerativa, inflamatória, infecciosa, gestacional, congênita ou mecânico postural. “A lombalgia pode provocar dores fortes e constantes. O importante é ao menos sinal de dor procurar um especialista. A lombalgia tem tratamento e os resultados podem ser excelentes”, afirma. Ele explica que idosos sentem naturalmente dores nas costas e isso é um processo degenerativo natural da vida, mas, no caso dos jovens, há outras causas. “A sobrecarga na coluna vertebral e seu desalinhamento, em função de  postura, podem provocar a lombalgia. Mas sedentarismo e obesidade são fatores primordiais. Recebemos, no consultório, muitos jovens que passam o dia inteiro diante de um computador ou um videogame. Não se exercitam e têm vícios de postura”, explica.
Por isso, além de buscar a ajuda médica, é fundamental praticar exercícios e cuidar da postura. Caso contrário, é possível que venha a ter problemas maiores como artroses, cardiopatias e hérnias de disco. “Alterações na coluna vertebral, como as hiperlordoses – mais comuns nas mulheres – e a hipercifose torácica – frequente tanto no sexo masculino como feminino – são muito constantes. Quem sente dores regulares precisa primeiro conversar com o médico, para ser bem orientado”, finaliza.

Leia também:
Veja mitos e verdades sobre dor nas costas
Exercícios feitos em casa podem aliviar a dor nas costas
Salto alto e estresse são alguns dos maiores vilões da coluna

Nenhum comentário: