4.08.2014

Especialista fala sobre as cirurgias plásticas mais procuradas pelos jovens


Comemorado em 13 de abril, o Dia do Jovem traz muitas questões à tona, entre elas as cirurgias plásticas entre jovens.
A cada ano que passa, o número de pacientes menores de idade que procuram o auxílio da cirurgia plástica para se sentirem melhores só aumenta. Prova disso são os números: nos últimos quatro anos, o número de cirurgias plásticas em jovens de 14 à 18 anos aumentou em 141%. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostram que o número de procedimentos nesta faixa etária passou de 6% para 10% no mesmo período, e, dentre as cirurgias mais procuradas, a lipoaspiração é a preferida pelas meninas, enquanto os garotos se submetem mais à ginecomastia (redução das mamas).
O Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico da Clínica Michelangelo, de Curitiba – PR comenta que o período da adolescência não é fácil e que qualquer sinal que mostre que o jovem está “fora dos padrões de beleza” convencionais, pode resultar em problemas mais sérios com o passar do tempo. “Posso citar desde questões mais comuns, como a acne, até a questão física, já que é nessa fase que as mulheres encorpam e os meninos às vezes sofrem com a ginecomastia (aumento das mamas). Isso pode fazer com que os jovens se sintam infelizes com a sua aparência e desejem, mesmo que de forma sutil, mudá-la”, explica.
Na adolescência, a ginecomastia pode acometer 50% dos meninos em determinado momento do seu desenvolvimento, e esse é o procedimento mais comum realizado entre eles. “A cirurgia corrige as glândulas mamárias demasiadamente desenvolvidas e é bastante indicada, pois permite que o adolescente pare de se sentir humilhado ou com vergonha e sinta-se ‘normal’, como os outros meninos da sua idade, sensação importante – principalmente quando se está nessa faixa etária” exalta. Outras cirurgias bastante procuradas são a correção da orelha de abano e rinoplastia, empregada para melhorar o aspecto estético do nariz e a qualidade da respiração.
No caso das meninas existem cirurgias que podem influenciar diretamente a sua saúde, como a mamoplastia. “O tamanho exagerado das mamas pode gerar sérios problemas na coluna caso a cirurgia seja feita muito tardiamente. Além disso, existe toda a questão da autoestima da menina, que pode se sentir envergonhada por ter seios muito grandes para a sua idade”, diz Pacheco. Além da mamoplastia, as outras cirurgias mais realizadas são a lipoaspiração e os implantes nos seios, que, assim como a mamoplastia, só deve ser realizado quando a menina já tiver os seios totalmente formados.
Mas nem sempre a saúde é o motivo que leva os adolescentes a procurarem um cirurgião: a estética é a razão que leva 60% dos pacientes a enfrentar um bisturi no Brasil. “Porém, é sempre importante lembrar para as meninas (principalmente), que as cirurgias que mexem diretamente com o corpo, como a lipoaspiração, por exemplo, só devem ser feitas quando o corpo já estiver todo formado, e não em formação,” ressalta o especialista.
É sempre muito importante ressaltar que, antes de se submeter a qualquer cirurgia, é preciso que os pais conversem de forma clara e franca com os filhos. “Antes da cirurgia, os pais devem entender o que levou o jovem a procurar pela cirurgia. Ela deve ser um auxílio, e não uma forma de mascarar um problema emocional, e isso é algo comum”, explica.
Porém, se a conversa corre bem e é decidido pelo procedimento, as cirurgias são feitas da mesma forma que são realizadas em adultos. “Do ponto de vista cirúrgico, pode-se dizer que os jovens são os pacientes com o menor risco, e, em geral, têm recuperação mais rápida. Por isso, não devem existir maiores riscos”, conclui.
Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Cirurgião Plástico

Nenhum comentário: