4.07.2014

Mais Médicos beneficia 33 milhões de pessoas




​A presidenta Dilma Rousseff informou, que neste mês de abril o programa Mais Médicos atinge um total de 13.235 profissionais atuando em 4.040 cidades das diversas regiões do País.
Cerca de 46 milhões de pessoas receberão um melhor atendimento médico perto de suas casas. “Não teremos mais aquela situação, que é inaceitável, de municípios sem nenhum médico”, afirmou.
A presidenta lembrou que atualmente 9.490 profissionais já estão em campo, atuando em 3.025 municípios e em 31 distritos indígenas. Agora em abril, acrescentou, outros 3.745 médicos se incorporarão ao programa. “Aí, nós estaremos atendendo a 100% do que foi pedido pelos municípios quando iniciamos o Programa”, garantiu. 
 Dilma também destacou a importância de se reforçar a atenção básica no posto de saúde. “É lá que se resolvem 80% dos problemas de saúde das pessoas, evitando que elas precisem recorrer às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e aos pronto socorros de hospitais”.

Prevenção
Outra preocupação da presidenta foi quanto à prevenção das doenças assistidas pelos postos de saúde.  “A grávida, que faz o pré-natal direitinho, tem mais chance de ter um parto sem complicações e o bebê vai nascer saudável”.
Segundo a presidenta, o acompanhamento médico no posto de saúde diminui o risco de crises. O aumento do número de cursos de medicina no Brasil também é de fundamental importância. “Vamos abrir 11,5 mil novas vagas de graduação até 2017”, assegurou.
Só no governo atual, foi ampliado em 3.445 o total de vagas dos cursos de medicina no Brasil, lembrou a presidenta. Ela informou ainda que, para formar os especialistas, haverá mais 12,4 mil vagas em residência médica, das quais 2.403 já foram abertas, inclusive pelo interior do país.

Nenhum comentário: