4.26.2014

Tomar café pode prevenir diabetes tipo 2

Pesquisadores americanos verificaram que consumo de três xícaras diárias reduz em 37% risco de ter doença

O Dia
Rio - Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comprovaram que pessoas que bebem muito café (acima de três xícaras diárias) têm menor chance de desenvolver diabetes.
Entre os participantes da pesquisa, aqueles que tomaram três xícaras ou mais por dia apresentaram um risco de diabetes 37% menor do que consumidores moderados, que mantiveram o padrão de uma xícara ou menos. O estudo acompanhou 95.974 mulheres e 27.759 homens que participavam de outros levantamentos em saúde por quatro anos. Durante esse tempo, os especialistas mudaram a dieta de café e de chá de alguns deles.
Bebida foi incluída na dieta de milhares de voluntários da pesquisa
Foto:  iStockphoto
Os cientistas concluíram que as pessoas que aumentaram o consumo para uma xícara diária apresentaram uma queda de 11% nas chances de contrair diabetes tipo 2. Pacientes que reduziram a dosagem para menos de uma xícara, por outro lado, tiveram esse percentual elevado para 17%. A pesquisa não apontou qualquer impacto da ingestão de chá e café descafeinado.
“As mudanças nos hábitos de consumo de café parecem impactar o risco de diabetes em um prazo relativamente curto. Nossas pesquisas confirmam estudos anteriores segundo os quais um consumo maior de café era associado a um risco menor de diabetes tipo 2”, explicaram os autores.

Nenhum comentário: