4.25.2014

Um quilo a mais por semana, o efeito rebote do álcool

  • Pesquisa mostra que nas 24 horas após ingestão de pelo menos três drinques pessoas costumam comer, em média, 6 mil calorias extras

O GLOBO


Três drinques são suficientes para fazer a dieta desandar, sugere novo estudo britânico
Foto: ELIZABETH D. HERMAN / NYT

Três drinques são suficientes para fazer a dieta desandar, sugere novo estudo britânico ELIZABETH D. HERMAN / NYT
DERBYSHIRE, Inglaterra - A inexplicável vontade de comer coisas gordurosas após uma noite de bebedeiras continua pela manhã e pode render quase um quilograma a mais por semana na balança. A constatação é de um estudo encomendado pela organização inglesa Slimming World, com 2.042 pessoas.
Além de fazer com que a pessoa perca o autocontrole na relação com a comida, cerca de três grandes copos de vinho ou quatro litros de cerveja são suficientes para fazer com que o dia seguinte seja de puro sedentarismo. Está se reconhecendo em um sábado ou domingo? O problema não é apenas seu. Metade das pessoas da pesquisa reconheceu que esse era um padrão típico dos fins de semana.

O consumo extra de 6.300 calorias nas 24 horas após a bebedeira foi dividido. Durante a noite, só em comida, os pesquisados consumiram, em média, 2.829 calorias extras e mais 1.476 calorias em bebidas. Na manhã do dia seguinte, mais comidas gordas no cardápio, e 2.051 calorias extras consumidas.
Pela conta do YouGov - empresa de pesquisa do Reino Unido responsável pelo estudo -, as calorias extras e a falta de atividade física no dia seguinte podem representar 900g a mais por semana na balança. Mas especialistas alertam que o estudo demonstrou uma tendência, e não se trata de “ciência pura”.
Das 2.042 pessoas acompanhadas na pesquisa, 50% disseram que a bebida alcoólica tinha impacto na sua escolha alimentar e que haviam cancelado suas atividades físicas no dia seguinte, optando por ficar em casa vendo TV e usando as mídias sociais.
- O álcool estimula o apetite, nos faz querer comer mais alimentos não saudáveis ​​e reduz nossas inibições, o que pode nos levar a fazer escolhas erradas sem perceber quantas calorias a mais estamos consumindo - afirmou Jacquie Lavin, chefe de nutrição e pesquisa da Slimming World, ao “Telegraph”. - Como apenas três ou quatro drinques são o gatilho para esse comportamento, claramente é muito fácil para as pessoas beberam álcool o suficiente para experimentar essas mudanças.
Segundo Jacquie, o álcool enfraquece o autocontrole e, por isso, deve estar associado com a obesidade. O Slimmimg World está pleiteando com o governo inglês a inclusão dessas calorias no rótulo de bebidas alcoólicas.
- O álcool não contém apenas calorias que não enchem, como fazem os alimentos, mas também nos faz sentir com mais fome e enfraquece a nossa determinação de fazer escolhas saudáveis. Tornar as pessoas mais conscientes disso vai lhes dar a informação de que necessitam para tomar para si a responsabilidade pessoal por seu peso - defendeu Jacquie.
Luciana Berger, ministra da Saúde inglesa, disse à “BBC” que a pesquisa mostrou a necessidade de políticas mais assertivas de conscientização sobre o impacto do álcool no peso:
- Com problemas de saúde associados ao excesso de peso ou obesidade custando mais de 5 bilhões de libras a cada ano, é hora de o governo tomar uma iniciativa ousada que incorpore essa ameaça às nossas exigências de saúde pública.

Nenhum comentário: