10.10.2014

Africano suspeito de ebola já está na Fiocruz no Rio de Janeiro

Missionário de 47 anos foi levado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, na Fiocruz

Marcello Victor
Rio - O africano de 47 anos, suspeito de estar infectado pelo vírus do ebola, já está no Rio de Janeiro. Natural da Guiné, Souleymane Bah chegou no Aeroporto Internacional do Galeão por volta das 6h30, num avião da Força Aérea Brasileira (FAB), e foi levado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos.
Ele estava internado numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascavel, no Paraná, onde chegou no dia 19 de setembro. Souleymane é um missionário e apresenta quadro de febre alta e hemorragia, segundo nota da Secretaria Estadual de Saúde. A Guiné é um dos três países que mais registraram casos de morte pela doença no continente africano.
Por estar no vigésimo primeiro dia, limite máximo para o período de incubação da doença, foi considerado caso suspeito, seguindo os protocolos internacionais para a enfermidade. O ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas.
Parentes de pessoas internadas e curiosos foram ao local após emissoras de rádio e TV divulgarem a suspeita, no início da noite. Uma coletiva com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, está marcada para esta manhã.

Nenhum comentário: