Segundo a pesquisa realizada pela empresa, 94% dos seus beneficiários preferem os medicamentos de marca na hora de comprar medicamentos nas farmácias. Destes, 39% adquiriram somente medicamentos de marca, enquanto 55% compraram remédios de marca e genéricos. No entanto, apenas 6% dos beneficiários utilizaram somente os medicamentos genéricos.
Apesar dos genéricos terem sido criados há quinze anos para facilitar o acesso aos medicamentos, o produto ainda é tabu. "Existe a desconfiança em relação a qualidade do medicamento genérico por uma parcela bastante grande da população".
O levantamento ainda constatou que a conta na farmácia poderia ser reduzida, em média, 36% em relação aos medicamentos de marca que possui um genérico equivalente. Para um paciente que toma medicamentos de uso contínuo para controlar a hipertensão, por exemplo, a economia anual pode chegar a 40% com a substituição. Já para quem sofre com o diabetes, a diferença que fica no bolso, com a substituição do medicamento de marca pelo genérico equivalente, pode chegar a 34%.
Os genéricos são medicamentos que contêm o mesmo princípio ativo, dose, forma farmacêutica (xaropes, comprimidos, cápsulas ou outras) e também a mesma indicação terapêutica,segurança e eficácia que o medicamento de referência ou de marca. "O genérico tem qualidade, eficácia e segurança comprovados por meio de testes científicos, o que desmistifica a desconfiança do genérico em relação a sua qualidade",
PDF]Cartilha de Medicamentos Genéricos - Anvisa
MEDICAMENTOS
GENÉRICOS
ORIENTE-SE
portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/.../genericos_cartilha.pdf?MOD...
Consultoria Técnica. Antônio Celso da Costa Brandão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário