10.11.2014

ALIMENTAÇÃO PARA IDOSOS


Nutricionista dá dicas de alimentação para idosos
Nutricionista afirma que é fundamental manter uma alimentação variada e equilibrada, para permitir uma vida mais longa e saudável.

Quando as pessoas entram na terceira idade, o organismo sofre diversas alterações físicas. O idoso sente menos apetite e o paladar fica menos apurado, por exemplo. Mas, existe uma maneira de chegar a esta fase de forma mais saudável, e esta maneira é através da alimentação.

A nutricionista Kátia Giraldo, do Hospital Sepaco, de São Paulo, explica que é fundamental manter uma alimentação variada e equilibrada, com a ingestão de nutrientes corretos e importantes para permitir uma vida mais longa e saudável. “Muitas doenças que são comuns na terceira idade, tais como cardiopatias, diabetes, colesterol e osteoporose podem ser evitadas com uma alimentação balanceada”, dia a médica.

Os alimentos mais indicados são aqueles fonte de vitaminas, minerais e fibras como laticínios, legumes, verduras, cereais e frutas, que auxiliam na prevenção das doenças comuns à terceira idade. Já o leite e seus derivados precisam ser consumidos, pois oferecem cálcio para fortalecer os ossos, visto que nesta fase é normal surgir a osteoporose.

A nutricionista alerta ainda sobre a necessidade de incluir alimentos fonte de carboidratos como aveia, granola, quinoa, entre outros grãos integrais, por possuírem propriedades que colaboram para baixar os picos de hiperglicemia e para o controle dos níveis de colesterol. 

Como deve ser a alimentação do Idoso?


A dieta para idosos deve ser variada e equilibrada de forma a proporcionar o estado nutricional e contribuindo para a prevenção de disfunções orgânicas e problemas de saúde.
Esta deve ter por base a Roda dos Alimentos e as necessidades específicas do Idoso, sendo que a dieta deve incluir todos os nutrientes em adequada quantidade e qualidade.



Recomendações alimentares para os Idosos

Para se elaborar um plano alimentar adequado, convém utilizar as orientações alimentares contidas no esquema  da roda dos alimentos.
Consumir grande quantidade de vegetais e  frutas, que proporcionam vitaminas, minerais, fibras e hidratos de carbono – e ainda podem ajudar a limitar o consumo de gorduras.
Fibras: Para os idosos que sofrem de obstipação (prisão de ventre) e outros problemas intestinais, é muito importante acrescentar fibra na alimentação.
Para ajudar a minimizar esses problemas, o consumo de cereais, frutas e legumes deve ser encorajado.
É também muito importante beber bastante líquido, aproximadamente 6 copos por dia, podendo ser água, sumos naturais, infusão ou groselha.
Gordura: Restringir a ingestão de gorduras, em especial as gorduras saturadas de modo a manter a saúde cardiovascular.
Para temperar    azeite
Para barrar no pão   manteiga
Para cozinhar óleos de origem   vegetal
Gorduras a evitar: Toucinho, banha, óleo de fígado de bacalhau, queijos, manteiga e carnes vermelhas.
Exemplos de gorduras saudáveis: óleos(milho ,soja ,azeite) margarina vegetal, azeitonas, nozes, castanhas e chocolate.
Hidratos de carbono optar por:
Pão bem torrado ou tostado; tostas, Massa, arroz, farinha e puré de batata, pois são de digestão mais fácil;
Incluir batata, pequenas porções de feijão, grão, lentilhas, ervilhas ou favas, se os idosos tolerarem.
Moderar o consumo de sal e sódio para reduzir os riscos de se desenvolver hipertensão;  Se consumir bebidas alcoólicas,  fazer  com moderação.
Ingerir açúcar e doces com moderação,  pois são ricos em calorias e pobres em nutrientes. Quando o idoso é diabético, o consumo de doces é apenas ocasional.

Incentivar a ingestão de leite e derivados (queijo e iogurtes) diariamente:
Leite (meio gordo ou magro no caso de diabetes): 2 dl 3 vezes / dia, alternando com iogurte e queijo ou requeijão.
Proporcionar dieta equilibrada, através da alternância de pratos de carne (e preferência magras) e peixe ou substituir a carne por 1 ovo.
Optar por preparações como:  cozidos, grelhados sem gordura, assado na brasa, assado no forno em marinada, caldeiradas, jardineiras e ensopados sem gordura em vez de fritos, assado no forno, estrugido e estufados.
RESUMO DAS QUANTIDADES RECOMENDADAS PARA OS IDOSOS


Cuidados na alimentação do idoso

Quando os idosos têm problemas em engolir, recomenda-se:
  • Bater com varinha mágica os vegetais
  • Picar a carne
  • Peixe ou carne picada é + adaptado do que bife
  • Sopa passada de vegetais é melhor q/ vegetais crus / cozido.
Quando há necessidade de alimentar a pessoa através de sonda gástrica:
Um dos segredos da alimentação via sonda é a fluidez da dieta, devendo-se adicionar a água usada para cozinhar os alimentos, pois nela ficam retidos muitos nutrientes como vitaminas e minerais.
Uma outra opção é acrescentar leite, que é um alimento nutritivo, além de ser líquido.
Lembramos que numa dieta por sonda, a pessoa não sente o sabor dos alimentos, logo o mais importante é que ela seja o mais completa e nutritiva possível.
Os alimentos que compuserem a dieta devem ser sempre muito bem cozidos, batidos (de preferência num liquidificador) e coados, duas a três vezes, logo em seguida, para garantir que fique bem fluída e não entupa a sonda.
Outra dica importante para a preservação dos nutrientes de uma sopa para a sonda é que esta seja preparada diariamente e mantida no frigorífico, e batida somente instantes antes de ser dada ao idoso. Isso garantirá uma oferta maior de nutrientes.
Devemos lembrar também que a alimentação pela sonda deve ser sempre oferecida à temperatura ambiente, nem muito quente, nem muito fria. Isso evitará que o idoso apresente problemas gastrointestinais.
A dieta por sonda pode incluir sopa (com carne ou peixe, legumes e azeite), batidos de leite, cereais ou fruta e iogurtes.

Plano alimentar para um Idoso sem restrições alimentares

PEQUENO ALMOÇO
Fruta fresca : 100 -200 g ou batido ou puré
200 ml leite meio-gordo ou iogurte meio-gordo
ou 30 g queijo ou 50 g queijo fresco ou 90 g requeijão
40-80 g pão ou 50 g cereais
25 g fiambre ou 1 ovo
MEIO DA MANHÃ

1 iogurte
150 g de fruta
1 tosta
ALMOÇO
Sopa c/abundantes produtos hortícolas, pequena quantidade de leguminosas e um pouco de arroz, batata ou massa.
50-100 g de peixe ou carne ou 50 g de bacalhau.
1 batata grande
ou
4 colheres de arroz seco ou massa
ou
6 colheres de feijão ou grão
ou
9 colheres de ervilhas, favas ou lentilhas.
Vegetais cozinhados ou crus.
Fruta fresca.
LANCHE
1 pão, 25g de queijo e 1 chá.
ou
1 prato pequeno de flocos de aveia
ou
1 batido de fruta com iogurte
ou
2 dl de leite + meia torrada
JANTAR
Igual ao almoço, mas com menor quantidade
CEIA
1 chávena de leite
ou
cevada
ou
chá
20 g de pão
ou
2 bolachas

Nenhum comentário: