10.07.2014

Dilma chama fala de FHC sobre votos do PT de "elitista"

Presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, durante un discurso em Brasília em 05/10
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters
A presidente Dilma Rousseff chamou nesta terça-feira de visão elitista e de mentirosa a análise do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que o PT recebe o voto dos menos informados. O tucano disse em uma entrevista que a migração dos votos petistas dos centros urbanos para os grotões é uma “perda de seiva”.
“Acho lamentável, porque é uma visão elitista do país”, disse a presidente, em entrevista em Brasília. “Eu fico estarrecida quando escuto essa história, porque escutei isso durante a minha vida. Porque o povo não sabia votar, porque quando o povo não sabia votar, não tinha eleição, então não deixava o povo votar. Essa história de que o povo não sabe votar porque não se formou em uma universidade é uma falácia, uma mentira”, afirmou.
A afirmação de FHC foi feita em entrevista concedida aos blogueiros Josias de Souza e Mário Magalhães, do portal UOL. “O voto do PT está fincado nos menos informados, não é porque são pobres, é porque são menos informados”, disse o ex-presidente. O tucano fez uma autocrítica ao dizer que o PSDB não consegue dialogar com essa faixa da população.
Depois de se reunir com o conselho político de sua campanha, presidentes de partidos aliados, eleitos e candidatos, Dilma deu o tom do discurso que será feito para confrontar o PSDB. A presidente fez uma longa análise sobre a redução no número de pobres nos 12 anos de governo do PT, contra os oito de FHC e disse que o Brasil não pode olhar para apenas uma faixa da população.
publicidade
“O Brasil não tem uma política só, tem que ter as duas. A política para a classe média e também para os mais pobres”, disse.
“Quem me conhece vota em mim”
Questionada sobre a baixa votação em São Paulo, Estado onde o presidenciável Aécio Neves (PSDB) ganhou com 44,22%, Dilma disse que “não teve votos” no Estado, mas aproveitou para alfinetar o tucano. Sorrindo, disse que ganhou em Minas Gerais, Estado natal dos dois candidatos, governado duas vezes pelo oponente.
Dilma diz que recebeu ligação de MarinaClique no link para iniciar o vídeo
Dilma diz que recebeu ligação de Marina

Nenhum comentário: