É comum os bebês começarem a sofrer com prisão de ventre quando começam a comer outros alimentos. Os sintomas são: 

* Irritabilidade, dor de barriga e desconforto gástrico
* Abdome duro, estufado ao toque, com gases
* Dor de barriga que melhora depois de fazer cocô
* Traços de sangue nas fezes, normalmente devido a fissuras na pele do ânus, provocada pela passagem do cocô ressecado
* Cocô duro, em bolinhas pequenas
* Em alguns casos, um cocô quase líquido, frequente e em pequena quantidade, pode indicar prisão de ventre (porque só ele consegue passar pelas fezes ressecadas no intestino).


O que pode estar provocando a prisão de ventre?
Veja abaixo alguns dos fatores que podem estar colaborando para a prisão de ventre:

Fórmula - Algumas fórmulas em pó podem prender o intestino do bebê, dependendo da sensibilidade de cada criança. Você pode conversar com o pediatra para trocar a marca ou o tipo da fórmula. Verifique se você está preparando a fórmula corretamente, com medida certa e a quantidade especificada de água. Fórmula concentrada demais pode causar constipação.

Desidratação - Verifique se o bebê está recebendo bastante líquido. Se você amamenta, aumente a sua ingestão de líquido e confira se sua produção de leite é suficiente e se o bebê está mamando bem. Lembre-se de que um bebê amamentado só tem prisão de ventre se o cocô estiver duro e ressecado, o que é muito raro. Se seu filho toma fórmula, dê água nos intervalos das mamadas. Para bebês que já comem outros alimentos, dê água e sucos ao longo do dia.

Introdução de novos alimentos - Quando o bebê começa a comer outras comidas, o intestino pode ficar mais vagaroso. Um dos maiores culpados é o cereal (mingau) de arroz, que prende o intestino e tem pouca fibra. É melhor introduzir, com a ajuda do pediatra, alimentos com mais fibras.

Auto-obstipação - Pode acontecer também de a criança, quando cresce, começar a segurar o cocô, por associar o ato de defecar com algo doloroso (pode ser que uma vez tenha doído). Nesse caso é preciso conversar com o pediatra para adotar uma estratégia que faça a criança dissociar o ato de fazer cocô de uma experiência dolorosa. O médico pode receitar algum tipo de laxante leve, ou uma alimentação laxativa.
Em casos bem mais raros, a prisão de ventre pode ser causada por uma doença ou problema congênito, que só o médico saberá avaliar. 

Como tratar a prisão de ventre no bebê?
Converse com o pediatra antes de tomar medidas para aliviar o desconforto do bebê. Lembre-se de fazer uma lista de perguntas nas consultas de rotina para já saber o que fazer no caso de uma eventual prisão de ventre.

Veja algumas das alternativas:

- Faça exercícios no bebê. Para bebês pequenos, faça o movimento de bicicleta nas perninhas. Se o bebê já engatinha, coloque-o no chão por bastante tempo por dia.

- Massageie a barriga do bebê. Pressione com firmeza três dedos abaixo do umbigo, por cerca de três minutos.

- Para bebês que tomam fórmula em pó, pergunte ao médico se não pode trocar de tipo ou marca.

- Se seu filho come cereal de arroz, experimente trocar por outro tipo de cereal, como o de aveia. Ou só dê cereal misturado com frutas que soltam o intestino, como o mamão papaia. Papinha pronta de ameixa preta costuma ajudar.

- Use uma das estratégias favoritas das mães: deixar uma ameixa preta de molho num copo d'água durante a noite e depois dar a água ao bebê, ou ainda bater a ameixa junto com suco. Lembre-se de que bebê de menos de 1 ano não devem comer mel.

- Aumente a quantidade de líquido que o bebê toma. E prefira frutas e verduras que soltam o intestino, reduzindo a quantidade de banana e maçã, por exemplo. 

Não posso usar supositório no bebê, ou dar laxante?
Pergunte para o pediatra do bebê que métodos pode usar quando o bebê estiver obviamente desconfortável por causa da prisão de ventre.

Pode ser que o pediatra receite algum tipo de laxante natural, ou ainda um supositório, de glicerina ou com medicamento.

O supositório deve ser guardado para situações de emergência, assim como o estímulo do ânus, para que o bebê não fique acostumado a só fazer cocô com ajuda externa
.
http://brasil.babycenter.com/a1500145/pris%C3%A3o-de-ventre-0-a-1-ano#ixzz2UtXEQIT9

Alimentos que soltam e prendem o intestino do bebê


Olá, amigos do Mil Dicas de Mãe!
Logo que introduzi os alimentos sólidos na dieta da Catarina, ela passou por um período de prisão de ventre, o que a incomodava bastante! Nessa época, pesquisei alimentos que poderiam ajudar a soltar o intestino e gostaria de compartilhar com vocês o que descobri sobre o assunto.

Alimentos que soltam o intestino:
- Ameixa: você pode fazer uma papinha com a fruta (ou comprar pronta, porque até mesmo a papinha de ameixa da Nestlé funciona) ou cortar a ameixa em pedaços e deixar de molho de um dia para o outro em água filtrada/fervida. Aí você usa a água para fazer um suco para o bebê.
- Mamão: com a Catarina é pá pum! Até hoje, com 1 ano e 4 meses, sinto diferença nos dias em que ela come e não come mamão. Faço o possível para não faltar em casa.
- Abacate: ótimo para fazer papinha doce, após os 8 meses de idade (é uma fruta rica em gordura, comece as papinhas de fruta com outras mais leves).
- Manga: ótima para sucos.
- Laranja: principalmente com bagaço.
- Damasco 
- Kiwi
- Verduras em geral: soltam o intestino porque são ricas em fibras.

Alimentos que prendem o intestino:
- Batata: como em geral é dos primeiros alimentos que entram nas papinhas salgadas, o bebê pode ficar com o intestino preso mesmo. Para equilibrar, escolha uma fruta que solte.
- Mandioquinha
- Inhame
- Biscoito de água e sal
- Arroz
- Maçã: por também ser ácida, evite se seu filho tem refluxo. Aliás, o refluxo tende a piorar se o intestino está preso.
- Goiaba
- Caqui
- Banana-maçã, banana-prata e  banana dágua.
- Maisena

Se a prisão de ventre também acontecer com seu bebê na introdução dos sólidos, fique tranquila. Isso não quer dizer que seu bebê terá sempre. Hoje o intestino da minha filha funciona sem problemas! Dê tempo ao tempo que eles se adaptam!
 
  35 Comentários

Quer ler mais sobre alimentação do bebê? Clique aqui.