Natalia Vivas/Flickr/Creative Commons
Natalia Vivas/Flickr/Creative Commons
Pesquisa foi divulgada pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos
Cigarro e bebidas alcoólicas são os maiores responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de garganta. Ou eram? Uma pesquisa da Universidade de Ohio, nos EUA, divulgada recentemente mostra que a principal causa desse tipo de câncer em pessoas com menos de 50 anos é o papiloma vírus (HPV) – contraído por meio do sexo oral.
O infectologista Drauzio Varela, estudioso de doenças sexualmente transmissíveis, escreveu artigo associando HPV transmitido por sexo oral ao câncer. Leia aqui
Reportagem da Folha de S. Paulo também estabelece uma relação entre HPV, sexo oral e câncer. Mais detalhes aqui da reportagem

De acordo com reportagem do Jornal de Brasília, indivíduos que tiveram mais de seis parceiros, têm nove vezes chances de contrair a doença. Segundo o estudo, se a pessoa teve algum tipo de infecção provocada pelo HPV, o risco sobe para 32 vezes.
Existem cerca de 200 tipos de HPV, que podem provocar lesões de pele. A maioria dessas infecções são assintomáticas, ou seja, muitas pessoas não sabem que têm a doença  - o que faz com que o vírus seja disseminado rapidamente.
Leia a reportagem na íntegra no Jornal de Brasília.