1.10.2015

Tatuagens podem causar alergias e doenças? Veja mitos e verdades


Camila Neumam
Do UOL, em São Paulo

  • Sonny Tumbelaka/AFP
    Tatuador trabalha em uma cliente: cuidados com agulha e pigmentação  
  • Tatuador trabalha em uma cliente: cuidados com agulha e pigmentação
Cada vez mais exposta pelo corpo, a tatuagem deixou de ser identificada com determinados grupos e ganhou proporção popular no Brasil. Entretanto, dificilmente a prática é associada à saúde, mesmo sendo um procedimento invasivo.
Na tatuagem, a pele é pigmentada pela introdução de substâncias corantes, de origem vegetal ou mineral, por meio de agulhas ou similares.
Gosta de tatuagem? Envie uma foto!
Sem cuidados básicos e específicos de higiene, a prática pode trazer riscos como alergias, queloides (má-cicatrização), infecções por bactérias e até a possibilidade de infecção por vírus HIV e de hepatites.

Ampliar


Mitos e verdades sobre tatuagens17 fotos

1 / 17
Agulha deve ser descartável e/ou esterilizada. VERDADE: O ideal é que a agulha seja descartável para evitar risco de infecções pelo contato com resquícios de sangue, o que pode acontecer mesmo se for esterilizada. Qualquer outro material que tiver contato com sangue deve ser esterilizado e a pele limpa com soro fisiológico. Veja análise de médicos no MAIS Thinkstock/Arte UOL

Riscos à saúde

Estes riscos podem ser evitados se os tatuadores usarem materiais descartáveis (agulhas, máscaras, luvas, lâminas e raspador de pelos) e produtos antissépticos, como álcool, durante e após o procedimento-- o que já é determinado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). As tintas usadas devem ser atóxicas e aprovadas pelo órgão nacional.
"A agulha deve ser descartável porque, por ser muito fina, pode manter resquícios de sangue, o que aumenta as chances de contaminação por doenças como HIV, o vírus da Aids, e por hepatites B e C", diz Heloísa Ramos Lacerda, diretora da Sociedade Brasileira de Infectologia.
O procedimento da tatuagem pode causar ainda infecção pela bactéria Staphylococcus aureus, que vive na pele. Com o tecido sendo perfurado, essa bactéria entra no organismo pela corrente sanguínea e se aloja em alguma parte do corpo. Em pessoas com problemas cardíacos, que têm lesões nas válvulas cardíacas, pode ser bem perigoso, afirma a infectologista.
"Se tiver infecção nas válvulas do coração, a bactéria pode se alojar lá e causar inflamação no local", diz Heloísa Lacerda.

Quem não deve fazer?

O governo brasileiro permite apenas que maiores de idade se submetam ao procedimento da tatuagem, ou menores com autorização dos pais. Já médicos pontuam outros requisitos.
O ideal é que a pessoa esteja bem de saúde, sem infecções ou inflamações aparentes. Caso contrário, é melhor tratá-las primeiro para evitar a exposição a bactérias e vírus.
"Não devem fazer tatuagem as pessoas com a imunidade comprometida porque têm maior risco de infecção; as com problemas de pele, já que têm maior probabilidade de sofrer reação alérgica; as que sofrem de valvulopatia (alteração nas válvulas cardíacas), e que já tiveram hepatite B e C", diz a infectologista Heloísa Lacerda, da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Diabéticos também devem consultar o médico antes de fazer tatuagem, já que estão mais sujeitos a ter infecções, devido à baixa imunidade em época de glicemia descontrolada. Se mantiverem a taxa de açúcar no sangue normalizada, podem fazer o procedimento, segundo o dermatologista Fernando Freitas, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
"Pode fazer a tatuagem desde que esteja com a glicemia totalmente controlada. Mas deve evitar fazer em locais do corpo em que normalmente são aplicadas as injeções de insulina", diz.
O dermatologista alerta ainda para possíveis reações alérgicas por causa da tinta usada no procedimento.
"[A tatuagem] pode desencadear um quadro chamado dermatite de contato, uma espécie de reação alérgica ao contato com a tinta. Mas isso acontece em pessoas potencialmente alérgicas, como as portadoras de dermatite atópica [inflamação na pele]".
A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta as pessoas a não fazerem tatuagens sobre sinais e marcas de nascença porque encobri-las dificulta a detecção de possível câncer de pele.  Portadores de vitiligo, por exemplo, só devem se tatuar depois de fazer um teste dermatológico para evitar reações alérgicas.

Ampliar


Fotógrafo britânico expõe rostos tatuados para combater preconceito26 fotos

1 / 26
É difícil esconder uma tatuagem no rosto. Os homens e mulheres fotografados pelo britânico Mark Leaver sabem disso: foi sua escolha de vida. Para se opor ao preconceito que as tatuagens faciais despertam na sociedade, Leaver criou uma série de retratos despojados e íntimos que contou com a participação de mais de 30 indivíduos no Reino Unido Reprodução/ Mark Leaver/ www.mdleaver.com

Notícias relacionadas

Nenhum comentário: