Volkswagen levou modelo elétrico que ajuda motorista a estacionar.
Empresa criou kit para transformar carro em 'veículo inteligente'.
Veja algumas das novidades do setor na CES:
Força na baliza
A Volkswagen participou mostrando o e-Golf, modelo elétrico do carro que tem como característica ajudar o motorista a fazer baliza em qualquer tipo de vaga. Cerca de 20 sensores mapeiam a distância entre veículos quando se pressiona o botão de ajuda. Quando o Golf encontra uma vaga, o motorista só precisa engatar a ré e controlar o freio, uma vez que o carro fará todo o resto da manobra sozinho. Assista ao vídeo acima.
Fabricante Nvidia desenvolve painel virtual para
automóveis (Foto: Gustavo Petró/G1)
Painel virtualautomóveis (Foto: Gustavo Petró/G1)
Os carros do futuro terão painéis que mais parecem jogos de videogame. A Nvidia, fabricante de placas de vídeo para computadores, investe pesado nesses displays modernos e também na tecnologia que faz carros andarem sozinhos e reconhecerem o ambiente.
Esses painéis mostram em tempo real a velocidade, rotação do motor, GPS, quem está ligando, avisos de compromissos, etc. – tudo na frente do motorista. O dono do carro poderá mudar todos os dias o visual deste painel, selecionando modelos diferentes de velocímetro. A Bosch é outra que trabalha desenvolvendo painéis virtuais para carros e os resultados são bem interessantes.
Montadora Elio levou à CES carro elétrico para
apenas um passageiro (Foto: Gustavo Petró/G1)
Carros elétricos diferentesapenas um passageiro (Foto: Gustavo Petró/G1)
Uma série de fabricantes menores mostrou carros elétricos de visual inusitado. A Elio Motors trouxe um modelo para apenas um passageiro que alcança pouco mais de 120 km/h, e outro com três rodas e apenas um painel com velocímetro.
O restante dos controles é feito por meio de um tablet colocado em um suporte ao lado do volante. E pode ser qualquer um, basta usar o aplicativo da Elio e seus apps favoritos de entretenimento. Contudo, o dispositivo móvel precisa de uma conexão 3G ou 4G.
Kit da Drone Mobile transforma qualquer veículo
'carro inteligente' (Foto: Gustavo Petró/G1)
Qualquer carro pode ser um 'smartcar''carro inteligente' (Foto: Gustavo Petró/G1)
Não tem dinheiro para comprar um carro inteligente? A empresa Drone Mobile criou uma série de dispositivos que, ao serem instalados no carro, o transformam em um "smartcar". Desse modo, é possível ligar e destrancar o carro com o celular, acessar sua localização, ativar alarme e receber avisos sobre o local onde ele foi estacionado e o nível de combustível. De acordo com a empresa, a instalação dos componentes deve ser feita por um profissional. Nos Estados Unidos, o kit é vendido por US$ 450.
Nenhum comentário:
Postar um comentário