1.07.2015

CAFEÍNA PODE AJUDAR A EMAGRECER


Cafeína pode ajudar a emagrecer
A cafeína é uma grande aliada para quem deseja emagrecer por possui efeitos termogênicos, e ao mesmo tempo adquirir energia para atividades físicas.

Por mais presente que a cafeína esteja na rotina das pessoas, poucos têm ideia dos efeitos benéficos que ela traz à saúde, como por exemplo, a capacidade de inibir o apetite, auxiliar na utilização da gordura como combustível, acelerar o metabolismo, retardar a fadiga e ajudar no emagrecimento. Sim! A cafeína é considerada uma arma poderosa no combate à gordura corporal, sendo um dos ingredientes mais importantes em todos os auxiliadores do emagrecimento. Quem explica é a nutricionista Kassiane Fagundes, da NeoNutri Suplementos Alimentares.

“A cafeína é uma grande aliada para quem deseja emagrecer por possui efeitos termogênicos, e ao mesmo tempo adquirir energia para atividades físicas. Suplementos a base desse composto estimulam a quebra da molécula de gordura para ser oxidada e aumentam o desempenho durante a prática de exercícios aeróbicos ou de força, como por exemplo, a musculação. Mas, vale lembrar que a suplementação não fará nenhum milagre se o indivíduo não mudar os hábitos alimentares e não manter um treinamento adequado em conjunto”.

O poder da cafeína


Os efeitos e os benefícios do mais famoso estimulante natural do mundo
Maior estado de alerta, aumento da capacidade de concentração e vivacidade. Estes são os conceitos que associamos imediatamente quando pensamos nos efeitos da cafeína que, contrariamente ao que geralmente se pensa, não está presente apenas nos grãos de café.

De sabor amargo e apreciada por muitos, a cafeína existe de forma natural em mais de 60 plantas, como o cacau ou as folhas de chá.

Também os refrigerantes de cola, as bebidas energéticas, o guaraná e os iced tea contêm este ingrediente. Surpreendido? Leia então outros factos sobre esta substância consumida por 90 por cento da população.

Como atua

A cafeína circula na corrente sanguínea atingindo um pico de ação cerca de uma hora depois de ter sido ingerida, um efeito que se prolonga durante quatro a seis horas. Esta substância não se acumula no organismo, sendo excretada pela urina. Vai atuar no cérebro (ao interferir na produção hormonal, diminui a sensação de fadiga e aumenta a capacidade de concentração, contribuindo para um estado de maior alerta e melhor performance cognitiva), no coração (aumenta a pressão arterial e promove a contração dos vasos sanguíneos) e/ou músculos (diminui o cansaço muscular e favorece a resistência).

Ação antioxidante

Está também comprovado que a cafeína, presente no café e especialmente no chá verde, contém antioxidantes que atuam contra a ação dos radicais livres, moléculas que, ao danificar as nossas células, podem favorecer o aparecimento de algumas doenças cardiovasculares e oncológicas. Para além de contribuir para a diminuição do risco de desenvolvimento destas patologias, o consumo moderado de cafeína foi associado a um efeito protetor contra a diabetes tipo 2 e à promoção de um maior gasto calórico, embora a longo prazo, à medida que o organismo se habitua à substância, essa ação adelgaçante tenda a desvanecer-se.


Consumir sem exagerar

Para além de ter um efeito diurético
que promove a eliminação de água e sódio do organismo, quando
consumida em excesso, a cafeína pode provocar ansiedade, agitação e
inquietação, afetar a qualidade do sono, acelerar os batimentos
cardíacos, aumentar a pressão arterial ou causar distúrbios
gastrointestinais.

Para evitar este quadro, recomenda-se que
não se ultrapasse a ingestão de 200 a 300 mg de cafeína por dia, o que
equivalerá a não mais de um café por dia ou cerca de cinco chávenas de
chá.

A melhor forma de respeitar este valor é estar consciente das
dosagens presentes nos alimentos que a fornecem. Se tiver de reduzir ou
controlar o consumo de cafeína, lembre-se também que existem
alternativas como cafés descafeinados, chás sem teína ou refrigerantes
de cola sem cafeína.

A cafeína aumenta o risco de doenças cardiovasculares?


Os estudos demonstram que não tem este efeito nem incrementa os níveis de colesterol ou estimula batimentos cardíacos irregulares em indivíduos saudáveis. O aumento do ritmo cardíaco, nestes casos, é semelhante ao que ocorre quando subimos escadas. Contudo, pessoas com hipertensão não devem consumir bebidas ricas em cafeína sem o aval do seu médico assistente.

Fontes de cafeína

Seja pelos benefícios que a cafeína oferece à saúde, seja pelos efeitos indesejáveis do seu consumo em excesso, é importante que saiba em que bebidas se encontra e qual a quantidade.

Café expresso:
80 ml = 184 mg de cafeína
Bebida energética: 50 ml = 71,8 mg de cafeína
Chá preto: 250 ml = 46,3 mg de cafeína
Cola normal: 330 ml = 29 mg de cafeína
Iced tea: 330 ml = 21,5mg de cafeína
Descafeinado: 80 ml = 1,1mg de cafeína
Cola sem cafeína: 330 ml = 0 mg de cafeína



Nenhum comentário: