1.04.2015

Governo Dilma deve oferecer mais de 30 mil vagas em concursos públicos em 2015



Mariana Moreira

Correios deverá fazer concurso para os níveis médio e superior Foto: Marcelo Piu
Apesar da Copa do Mundo e do período de eleições, que emperraram o processo de autorizações de concursos no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e de secretarias, diversos órgãos federais, estaduais e municipais abriram oportunidades para os níveis médios e superior. Somente no Rio, os concursos do Tribunal de Justiça e da Polícia Civil atraíram mais de cem mil candidatos. Para 2015, a expectativa também é grande entre os concurseiros: ao menos 30 mil vagas no país.
De acordo com um levantamento feito pelo professor do Universo do Concurso, Gladstone Felippo, sobre os concursos autorizados em 2014 e que ainda aguardam a finalização de editais, pelo menos 22 mil vagas para cargos que exigem os mais diversos níveis de escolaridade devem ser oferecidas neste ano. Isso sem contar as seleções que ainda nem tiveram autorização solicitada.
Uma das provas mais esperadas é da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que no último processo seletivo, de 2011, teve mais de um milhão de inscritos.
— As vagas e os requisitos ainda não foram divulgados. Mas será uma excelente oportunidade para quem tem nível médio e técnico — diz Felippo.
Expectativa para o INSS
Entre as seleções mais cobiçadas estão as da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que deverá oferecer 1.500 postos de trabalho para a função de policial, e a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O edital do instituto era esperado para o fim de 2014, mas deverá ser publicado até julho deste ano. O órgão oferece salário acima de R$ 4 mil para cargos de ensino médio e também promete liberar um edital para funções de nível superior. O órgão solicitou uma autorização para abrir 4.730 oportunidades. Na última seleção, mais de 164 mil se inscreveram.
O processo seletivo do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) também é outro aguardado para o primeiro trimestre. No último concurso, promovido em 2012, pela Fundação Cesgranrio, houve 137.989 interessados.
Programe-se
Organize um calendário com a previsão de publicação dos editais que interessam para não perder os prazos de inscrição.
Rotina de estudo
Após organizar um calendário para acompanhar os editais, monte uma rotina de estudos. A tabela com conteúdo a estudar deve levar em conta o tempo gasto no trabalho, quanto duram suas refeições, quanto tempo se perde com deslocamentos entre o emprego ou o curso e sua casa e o tempo reservado para dormir e se divertir. Estabeleça metas diárias, semanais e mensais de estudo.
Durma bem
Durma uma boa quantidade de horas por noite para descansar, e reserve um tempo para o lazer. Um bom descanso ajuda a relaxar e facilita a absorção dos conteúdos.
Conheça as bancas
Especialistas são unânimes em afirmar que a melhor técnica é a prática: aprenda a fazer fazendo. Pesquise sobre as bancas e resolva questões de provas de concursos anteriores. A experiência é um trunfo na hora do exame. Para fazer provas, existem duas maneiras: simulados e testes reais. Faça treinos especiais, resolvendo questões por um tempo um pouco maior (por exemplo, uma hora a mais) do que o que terá disponível no dia da prova, o que servirá para aumentar sua resistência.
Ferramentas de estudo
Use a tecnologia em seu favor. Assistir a vídeos no YouTube e debater ideias em grupos de discussão no Facebook e em fóruns da internet ajudam a estudar para as provas e a trocar experiências com outros candidatos. Mas é preciso ter cuidado para não se distrair com outras páginas e deixar de lado o que realmente interessa.
Informe-se
Nas provas, são cobradas questões sobre atualidades, inclusive, como tema de redação. Preste atenção a fatos econômicos e acontecimentos políticos e sociais mais recentes, como conflitos raciais, religiosos e culturais.
Amigos e família
Esteja perto de pessoas positivas e com objetivos semelhantes. Peça apoio a parentes e amigos. Você vai precisar do suporte deles na hora de descansar e nos momentos de maior dedicação também, às vésperas das provas.
Autoconhecimento
Cada um tem um ritmo próprio. Um esquema montado por um colega pode não ser o mais indicado no seu caso. Não se cobre demais. Estude o necessário e persista.




Nenhum comentário: