1.08.2015

Vontade de ficar na cama pode ser doença

 

Transtorno conhecido por clinomania deixa a pessoa sem disposição para levantar

O Dia
Rio - Sentir preguiça de levantar da cama, ainda mais nesses primeiros dias úteis do ano, é normal. Porém, há pessoas que não conseguem vencer a falta de disposição e podem passar cerca de uma semana deitadas. O distúrbio comportamental pouco conhecido é a clinomania, que difere da depressão por não deixar o paciente desanimado ou triste, mas apenas sem vontade para ficar de pé e viver o dia.
De acordo com a neurologista e especialista em sono Andrea Bacelar, a clinomania possui diversas causas. “Falta de qualidade do sono, desequilíbrios hormonais podem gerar um quadro de falta de disposição acentuada. Há também questões físicas, metabólicas e mentais envolvidas”, explica ela.
Os múltiplos fatores obrigam os especialistas a chegar ao diagnóstico de clinomania por exclusão, afirma o neurologista Shigueo Yonekura, do Hospital das Clínicas de São Paulo. “O único sintoma da clinomania é a falta de vontade em levantar. Essa é a sua grande diferença para a depressão, por exemplo”, diz o médico.
Constatada a ausência de desejo em deixar a cama, o necessário é buscar auxílio com psicólogo, psiquiatra ou neurologista. “O tratamento pode ser feito por meio de acompanhamento psicológico ou, em casos mais graves, pode requerer o uso de medicamentos”, garante o especialista.
O distúrbio pode afetar pessoas de todas as idades, mas Andrea Bacelar aponta que as mulheres estão mais propensas a desenvolver o problema. Entre elas, o principal grupo de risco está entre as que têm de 20 a 40 anos. Contudo, idosas também precisam tomar cuidado. “Muitas vezes, a falta de metas e o fato de viver sozinhas deixam as pessoas mais velhas sem disposição para realizar suas atividades”, aponta a neurologista.

Nenhum comentário: