9.23.2016

Dilma e Jandira em praça pública

 


O Largo da Carioca e a praça Cinelândia, no Rio de Janeiro, receberam uma onda de mulheres para dois encontros que colocaram Dilma Rousseff (PT) e Jandira Feghali (PCdoB), juntas, em praça pública.

Foto: Mídia NINJA

Por Mariana Nomelini com fotos da Mídia NINJA, Francisco Proner Ramos e Bruno Bou / CUCA da UNE
A primavera está chegando, mas as mulheres já adiantaram a beleza. A quantidade de flores marcou a caminhada “Primavera das Mulheres com Dilma”, que aconteceu hoje (21), e teve concentração no Largo da Carioca, no Rio de Janeiro.
O ato antecedeu o encontro “Rio com Dilma e Jandira - ZumZumZum pela Democracia”, que começou logo após a multidão que estava na Carioca se deslocar em uma grande caminhada com Jandira Feghali (PCdoB), candidata à prefeitura da cidade, que foi acompanhada por várias mulheres que carregavam flores.
Foto: Francrisco Proner Ramos / Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJA

A deputada federal (RJ), médica e líder da oposição, concorre com a coligação Rio Em Comum (PT e PCdoB), sendo voz de liderança na luta pelos direitos das mulheres, e presença combatente durante todo o processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT).
Jandira chegou ao lado do povo na praça da Cinelândia, como vem fazendo em muitas manifestações políticas na cidade, para o grande encontro com a presidenta legítima Dilma Rousseff, sendo o primeiro em praça pública após sofrer o golpe.
Foto: Mídia NINJA

Dilma estava confiante, da mesma forma que encarou todo o processo que levou ao seu impeachment, no dia 31 de agosto. Ela parece se fortalecer todas as vezes que está em agendas políticas dessa natureza, ao lado de mulheres de luta que hoje reiventam e constroem novas narrativas a partir do poder feminino de disputa política.
Foto: Mídia NINJA

No dia de hoje, além do seu discurso que trouxe a pauta do golpe de Estado como uma grande injustiça, defendeu a candidatura de Jandira dizendo, “Nós estamos aqui para um desafio, que é eleger uma chapa que tem tudo a ver conosco. É uma chapa integrada por uma mulher e por um negro. É uma chapa que reflete as característica do nosso país”.
Foto: Mídia NINJA

Dilma colocou a candidata como uma guerreira e de quem defende direitos muitos concretos, como os direitos das mulheres. Declarou também que o “volta Dilma”, hashtag que viralizou nas redes sociais e nas ruas, em defesa da sua continuidade na Presidência da República, representava um contexto amplo sobre a defesa da democracia sendo, portanto, a eleição de Jandira uma extensão dessa conquista.
Foto: Bruno Bou / CUCA da UNE
Jandira defendeu as conquistas da esquerda nos últimos anos e o valor da luta pela democracia, “Não vamos esconder a nossa história. Foram nossos governos que mudaram a realidade brasileira, e que fizeram uma mudança profunda na vida do povo mais pobre. No Rio de janeiro a democracia não é um valor secundário. Hoje o povo não é consultado para nada, nem para mudar uma linha de ônibus. Nosso lado é de cá, é da democracia, do povo, dos trabalhadores desse país, particularmente, da cidade do Rio de Janeiro.”

Foto: Francisco Proner Ramos / Mídia NINJA
Como momento marcante com o público, Jandira fez um jogral com palavras que representam sua candidatura e como alerta para o perigo de retrocessos que o golpe pode representar para o Brasil, “Democracia, solidariedade, diversidade, pluralidade, unidade, amor e vitória!”
Foto: Francisco Proner Ramos / Mídia NINJA
Foto: Mídia NINJA

Após os grandes discursos esperados, a noite terminou assim como começou, cheia de flores. Dilma saiu carregada delas, como forma de receber o carinho de mulheres que cercavam o palco com rosas e vasos, e Jandira como voz potente na disputa da cidade. A união das duas vozes femininas na política brasileira, em praça pública, representa os avanços que estão sendo travados pelas mulheres na conquista de espaços de poder político, e na capacidade de transformação e força de resistência. O Rio hoje cresceu e ficou mais forte.


Foto: Mídia NINJA

Nenhum comentário: