1.17.2011

12 formas de resistir ao açúcar

Açucar
Tem apenas 6 letras, um aspeto fino e leve, mas está recheado de calorias: o açúcar é o pior inimigo da maioria das balanças e um pequeno-grande vício que compromete a silhueta de quem quer perder aqueles quilos a mais. Não deixe que o açúcar continue a comandar a sua vida e os ponteiros da sua balança: aprenda a resistir à mais doce das tentações.

O vício do açúcar

Há quem não resista aos salgados, há quem não resista aos doces. Os desejos por bolos, bolachas, chocolates, rebuçados e outras guloseimas têm um denominador comum e prejudicial para a saúde e para a linha quando consumidos em excesso: chama-se açúcar e pode ser um vício difícil de quebrar, mas não impossível. Como recompensa ou reconforto, por pura gula ou porque está por perto, a vontade de comer açúcar desencadeia um ciclo vicioso com vários altos e baixos que alteram o humor e a disposição, até esgotar as suas últimas gotas de energia. O açúcar – nomeadamente em excesso – está ainda ligado a diversos problemas de saúde que incluem doenças cardíacas, doenças autoimunes, infeções crónicas, diabetes, tensão alta, colesterol elevado, diminuição da imunidade, envelhecimento precoce, distúrbio de déficit de atenção, dores, fadiga crónica e síndrome do cólon irritável. Para além disso, o açúcar estimula a secreção de insulina no pâncreas o que, por sua vez, estimula a produção de triglicerídeos no fígado e, infelizmente, os triglicerídeos estão intimamente ligados à obesidade, AVCs e doenças cardíacas. E, claro, o açúcar a mais também se transforma em quilos a mais. São mais do que motivos suficientes para aprender a resistir ao vício do açúcar, permitindo apenas que nos deliciamos com ele em ocasiões especiais, como quando éramos crianças – até acaba por saber melhor e a sua linha agradece!

12 formas de resistir ao açúcar

  1. Coma várias vezes ao dia. O ideal é juntar 2 pequenos lanches (um a meio da manhã, outro a meio da tarde) às 3 refeições principais, pois, é a forma mais saudável e eficaz de manter o organismo saciado. Se não comer de forma regular e espaçada ao longo de todo o dia, os níveis de açúcar começam a baixar, o que desperta a fome e, consequentemente, a vontade de comer coisas doces.
  2. Mantenha-se hidratado. A água é uma das melhores bebidas que podemos ingerir, principalmente se o objetivo é perder peso. Por outro lado, o consumo regular de água também combate a vontade de comer doces, até porque muitas vezes confundimos fome com sede. Da próxima vez que tiver vontade de comer qualquer doce, beba primeiro um copo de água.
  3. Pequeno-almoço primeiro. Nunca é demais relembrar a importância de um bom pequeno-almoço: para além de fornecer a energia necessária para começar o dia, vai evitar que a meio da manhã esteja esfomeado e com vontade de devorar a pastelaria inteira. Com muitas opções saudáveis e saborosas, faça do pequeno-almoço a sua nova refeição preferida!
  4. Temperos tentadores. Existem diversos e deliciosos temperos que utilizados na preparação de alimentos vão adoçá-los de forma natural e saudável, acabando com os desejos de açúcar. Tome nota e abasteça a despensa: canela, noz-moscada, cravo-da-índia, coentros e cardamomo.
  5. Opte por alimentos naturais. Quantos mais alimentos naturais, ou seja, não processados, incluir na sua dieta alimentar, melhor. Com menos açúcar e aditivos, o consumo privilegiado de fruta e legumes, por exemplo, fará maravilhas à sua saúde e à sua dieta.
  6. Dieta detox. Uma boa dieta de desintoxicação esporadicamente faz maravilhas ao corpo, à mente e aos desejos por açúcar. A primeira dieta detox custa sempre, mas os resultados são muito positivos: um organismo purificado, um apetite equilibrado e a diminuição substancial de desejos por açúcar.
  7. Praticar exercício físico. Essencial para manter o bem-estar geral do corpo e delinear a silhueta, a prática regular de exercício físico alivia a tensão, acelera o metabolismo, aumenta os níveis de energia e reduz a vontade de ingerir açúcar. Mais um excelente motivo para se pôr a mexer!
  8. Longe da vista, longe da boca. Se o desejo por açúcar for realmente irresistível (e isso se refletir cada vez mais na balança), está na hora de se livrar da tentação: não compre mais doces para ter em casa, no carro, na carteira ou no escritório. Se não tiver açúcar por perto, não o vai consumir. Quando sentir o desejo de comer algo doce, pegue antes numa peça de fruta: o açúcar natural da fruta é mais do que suficiente para satisfazer essa vontade… e com muito menos calorias!
  9. Atenção ao açúcar camuflado. O açúcar é uma tentação que surge em várias formas, nomeadamente, mel, melaço, açúcar amarelo, xarope de milho, glicose e sacarose. Há que evitar todas elas se quiser livrar-se deste vício. Aprenda a ler e a interpretar os rótulos dos alimentos, verificando sempre quantas gramas de açúcar contêm e optando sempre por aquele com menor quantidade.
  10. Tome um bom suplemento vitamínico. A falta de vitaminas e nutrientes numa dieta alimentar pode desencadear desejos por doces, por isso, mune-se com um bom suplemento multi-vitamínico. Idealmente, esse deve incluir um suplemento mineral, ómega 3 e vitamina D3 – caso contrário, tome-os em separado.
  11. Durma bem. Inúmeros estudos já estabeleceram uma ligação entre poucas horas de sono reparador e excesso de peso, talvez porque procuramos nos alimentos doces uma fonte de energia para combater o cansaço que não conseguimos aliviar durante a noite. Durma bem, durma o suficiente.
  12. Distraia-se. Sempre que sentir a vontade de se entregar a todos os alimentos açucarados que tiver por perto, pare, respire fundo e distraia-se rapidamente com outra tarefa: ligue a um amigo, vá dar uma caminhada, limpe uma divisão da casa ou faça outra atividade qualquer. Regra geral, um desejo por doces dura entre 10 a 20 minutos, por isso, se conseguir resistir durante esse período vai vencer essa tentação e, com a prática, tornar-se-á cada vez mais fácil dizer não ao açúcar.

Nenhum comentário: