1.17.2011

Estilo Dilma de governar

Processo de compra de caças para Aeronáutica vai ser revisto por Dilma

A presidente Dilma Rousseff decidiu recomeçar o processo de avaliação para escolher o modelo dos caças que serão comprados para a Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo fontes ligadas ao Governo Federal ouvidas pela imprensa, ela quer verificar em detalhes algumas questões centrais, como transferência de tecnologia. A informação indica que Dilma, recém-empossada na Presidência, não tem preferência visível pelos modelos em disputa.

Apesar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre ter demonstrado preferência pelo modelo francês Rafale (produzido pela empresa Dassault), ele encerrou o governo sem decisão. Outros tipo de aeronave em disputa são o Gripen NG, da fabricante sueca Saab, e o F-18 Super Hornet, produzido pela americana Boeing.

No que diz respeito à transferência de tecnologia, o preço alto estimado pela Dassault seria uma desvantagem para a escolha. Ainda segundo as fontes, Dilma falou sobre a questão em conversa com uma comitiva de senadores dos Estados Unidos, que visitaram Brasília na semana passada.

Nenhum comentário: