1.16.2011

Cigarro é um dos causadores da celulite

Açúcar, gordura, sedentarismo e pouco consumo de água são os fatores mais conhecidos entre as causas da celulite, mas a medicina alerta que outras interferências internas e externas provocam ou aumentam o mal. Vida estressante, tabagismo e predisposição genética também são vilões nesta história.

Estrutura da pele com celulite

Antes de falarmos sobre estes agentes, vamos entender como a celulite se instala no corpo e quais são seus efeitos. A dermatologista Denise Steiner revela que a celulite altera a estrutura da pele de dentro para fora e pode até provocar dor. “A pele sem celulite tem a epiderme a derme e a hipoderme sobrepostas. Na celulite, ocorre a formação de traves onde ficam presas as células gordurosas e as fibras do tecido conjuntivo. Estas traves são formadas por colunas do tecido conjuntivo que ficam perpendiculares a pele. As células gordurosas ficam presas, são hipertrofiadas e acumulam mais gordura. Os vasos ficam com as paredes mais rígidas. O tecido conjuntivo (fibras) também fica endurecido, no que se chama fibrase (caroços). A visão clínica repercute o que acontece internamente. Há depressões porque o tecido conjuntivo puxa a pele para baixo e há aspecto de “casca de laranja”, porque a gordura vasa pelas traves. Os vasos e nervos são comprimidos e provocam dor”, esclarece Denise.


Dra Denise Steiner
Vilões
.
Estresse - Essa condição inicialmente emocional interfere no organismo como um todo. O principal fator é o aumento do hormônio chamado cortisol. Este hormônio da família da cortisona favorece a retenção hídrica, interfere na vascularização da pele e, além disso, provoca fome direcionada para vontade de doces.

Herança genética - A celulite não é puramente hereditária, mas a genética influencia muito. O tipo de corpo, pele, predisposição para alterações hormonais, tendência ao sedentarismo são pontos com forte fator hereditário. Quem tem celulite na família deve prevenir o problema evitando dietas desequilibradas e mantendo sempre atividade física. Deve evitar também aumentar o peso.

Tabagismo - Sobre o cigarro, a doutora conclui que: “o fumo é altamente prejudicial, pois interfere na oxigenação da pele e também aumenta a oxidação e inflamação da pele. O colágeno é destruído e a pele fica flácida amarelada”.

Nenhum comentário: